Menu
Política & Poder

Lula cidadão honorário da cidade de Paris

O ex-presidente foi elogiado por seu compromisso com a redução das “desigualdades sociais e econômicas” no Brasil

Lindauro Gomes

03/10/2019 18h55

Da Redação
[email protected]

A cidade de Paris decidiu nesta quinta-feira (3) conceder a cidadania honorária o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre atualmente uma pena de prisão por corrupção. Ele foi elogiado por seu compromisso com a redução das “desigualdades sociais e econômicas” em seu país.

Esse compromisso “facilitou que cerca de 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e tivessem acesso aos direitos e serviços essenciais”, ressaltou a prefeitura de Paris em um comunicado, após uma votação favorável do conselho municipal.

“Lula se destacou por sua política pró-ativa de luta contra as discriminações raciais, particularmente fortes no Brasil”, acrescentou.

O petista, de 73 anos, foi presidente do Brasil entre 2003 e dezembro de 2010. Atualmente, ele cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Em sua sentença inicial, em julho de 2017, ele foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No entanto, em abril deste ano, sua pena foi reduzida para oito anos e 10 meses. Conforme determina a lei penal, o ex-presidente já cumpriu um sexto da pena e deve progredir para o regime mais brando. Lula, por sua vez, nega todas as acusações.

Com Agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado