Menu
Política & Poder

Entre vaias e aplausos, multidão assiste a votação na CLDF em telão do lado de fora

Arquivo Geral

24/01/2019 20h10

Multidão em área externa à Câmara Legislativa do DF. Foto: Ana Karolline Rodrigues/Jornal de Brasília.

Ana Karolline Rodrigues e Eric Zambon
[email protected]

Desde a manhã desta quinta-feira (24), um grupo de mais de mil manifestantes se reúne em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para protestar contra a votação do projeto que prevê a expansão do Instituto Hospital de Base a outras unidades de saúde do Distrito Federal, como UPAs e os hospitais Materno-Infantil de Taguatinga e de Santa Maria. Após diversas reivindicações sobre o impedimento em participar da sessão, foi instalado um telão do lado de fora da Casa para que o público pudesse acompanhar as decisões quanto aos projetos do Executivo discutidos. No local, por volta das 18h30, manifestantes vaiavam deputados que discursavam a favor da medida e comemoravam os discursos que se opunham ao projeto. “Covardia com os servidores!”, gritava uma mulher que assistia em meio à multidão.

Sobre a sessão extraordinária, diversos manifestantes reclamavam na porta do local quanto ao “desrespeito com o servidor público”. A enfermeira Camila Lins Pimentel, 28 anos, que espera ser chamada para concurso da Secretaria de Saúde em que foi aprovada recentemente, discorda do projeto do governador do Distrito Federal e da sessão que é realizada nesta quinta. “Acho um absurdo. Foi feita essa sessão da noite para o dia para entregar vários serviços públicos na mão de empresas privadas que não resolvem nada”, disse.

Camila Lins Pimentel. Foto: Ana Karolline Rodrigues/Jornal de Brasília.

Para a enfermeira que assistia a votação pelo telão e torcia pela não implementação da medida, a presença dos servidores públicos que estão dentro e fora da Casa é capaz de fazer a diferença. “Eu sei que não cabe todo mundo lá dentro, então tivemos que ficar aqui. Mas a gente está fazendo barulho do lado de cá e o tem o pessoal lá dentro. Esperamos que isso ajude”, desejou.

Dentro da Casa, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa, Jorge Vianna (Podemos), emitiu parecer contrário ao projeto que transforma o Instituto Hospital de Base em Instituto de Gestão Hospitalar da Saúde do DF. O documento, contudo, foi rejeitado por 14 votos a 8 e a matéria passou pela primeira comissão. Até a publicação desta reportagem, restavam três.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado