Menu
Política & Poder

Em delação, “Rei Arthur” entrega compra de votos para Olimpíadas do Rio

A declaração sobre os pagamentos faz parte de acordo de colaboração premiada feito com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Aline Rocha

28/10/2019 15h50

Foto: Reprodução

Da Redação
[email protected]

Preso na última sexta-feira (25), em Miami, nos Estados Unidos, o empresário Arthur Menezes Soares Filho, conhecido como “Rei Arthur”, confirmou o pagamento de propina para delegados africanos para a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. 

De acordo com o jornal O Globo, a declaração sobre os pagamentos faz parte de acordo de colaboração premiada feito com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o que evitou que Arthur fosse deportado para o Brasil. 

De acordo com as investigações, ele utilizou a offshore Matlock Capital Group como meio de transferir 2 milhões de dólares para a conta de Papa Diack, filho de Lamine Diack, então presidente da Federação Internacional de Atletismo. Outros 10 milhões de dólares foram mandados para o ex-governador Sergio Cabral através do doleiro Renato Chebar.

O depósito teria sido feito em setembro de 2009, três dias antes da escolha do Rio como sede dos Jogos. Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, é acusado de receber mais de 10 milhões em propina de Arthur entre março de 2012 e novembro de 2013. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado