Menu
Política & Poder

Doze urnas eletrônicas são trocadas em zonas no DF

Arquivo Geral

28/10/2018 12h52

Foto: Divulgação/Instagram

Jéssica Antunes
[email protected]

Doze urnas eletrônicas precisaram ser trocadas logo no início do dia de votações de segundo turno no Distrito Federal. Foram substituídas máquinas no Paranoá, Ceilândia, Santa Maria, Samambaia, Asa Norte, Gama, Lago Sul, Águas Claras e Cruzeiro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a situação matutina do pleito na capital está “dentro da normalidade”.

O TRE aponta que um dos motivos para necessidade de troca dos equipamentos é a apresentação de problemas no leitor de biometria. Individualmente, eleitores podem tentar três vezes fazer a identificação a partir da digital. Caso não tenha sucesso, eles precisam assinar o caderno de ocorrências e votar normalmente. Quando casos são recorrentes, a urna é substituída. Além disso, erros com bateria e teclado também motivaram trocas.

Por volta das 7h30, foi realizada a auditoria de integridade dos sistemas eletrônicos das urnas. A análise, que tem o objetivo de comprovar a autenticidade e segurança do processo, foi feita em três equipamentos. Neste domingo (28), mais de 2,08 milhões de eleitores devem ir às urnas na capital. A votação termina às 17h.

Em todo o país, 912 urnas foram substituídas até 10h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número equivale a 0,17% dos aparelhos usados para coletar votos no Brasil.

Urnas trocadas:
Ceilândia 3
Paranoá 2
Santa Maria 1
Samambaia 1
Asa Norte 1
Gama 1
Lago Sul 1
Águas Claras 1
Cruzeiro 1

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado