Menu
Política & Poder

Documento mostra denúncia contra Dario Messer, o “doleiro dos doleiros”

Messer é chefe de esquema que enviou bilhões ao exterior pelo sistema ilegal chamado dólar-cabo. Para o MPF, Sergio Cabral fez uso do método

Willian Matos

22/01/2020 9h00

A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro denunciou, besta terça-feira (21), o “doleiro dos doleiros”, Dario Messer. O Jornal de Brasilia teve acesso ao documento que mostra a denúncia. Veja:

Além de Messer, a denúncia cita outras três pessoas. Trata-se dos advogados Antônio Augusto Lopes Rodrigues Basto, Luis Gustavo Rodrigues Flores e Marco Antônio Cursini (Cusita).

A denúncia tem por objetivo puni-los pelos crimes de evasão de dividas, lavagem de dinheiro, entre outros. Para o MPF, trata-se de um grupo liderado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O documento afirma que “a organização criminosa chefiada por Sérgio Cabral ocultou, no exterior, o valor equivalente a R$ 318.554.718,91”.

As transações teriam sido realizadas por meio de operações “dólar-cabo” — nome dado ao ato de realizar transferência ou depósito para o exterior, para que a moeda nacional seja externalizada, configurando evasão de dívidas. Dario Messer estaria no comando deste esquema, segundo investigações.

Segundo o documento, o esquema envolvia diversos doleiros espalhados por várias regiões do país, como aconteceu com Vinícius Claret Vieira Barreto, conhecido como Juca/Juca Bala, e Cláudio Fernando Barboza de Souza, de codinomes Tony/Peter. Eles foram presos no Uruguai tempos depois — as primeiras pessoas a serem presas no exterior por conta da Lava Jato.

Após serem extraditados, em 2017, Juca e Tony delataram o esquema de Sérgio Cabral, mostrando extratos de transferências internacionais, boletos e anotações.

“De fato, agentes públicos corruptos são grandes compradores de dólares, pois recebem reais em espécie no Brasil, fruto de propina, e precisam enviar ao exterior por meio do sistema paralelo acima descrito [dólar-cabo]. Sérgio Cabral é um exemplo dessa tipologia, tendo enviado ao exterior, pelo menos, mais de USD 101.000.000,00 pelo sistema.”

Dario Messer está preso em São Paulo desde junho de 2019. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado