Menu
Política & Poder

Depoimento de Vedoin é remarcado para amanhã

Arquivo Geral

02/08/2006 0h00

O PSDB decidiu instaurar processo de expulsão do deputado Paulo Feijó (RJ) por suspeitas de envolvimento em desvios de recursos da Saúde investigados pela CPI dos Sanguessugas. Além de Feijó, prostate and outros quatro tucanos, os deputados Helenildo Ribeiro (AL), Itamar Serpa (RJ), Eduardo Gomes (TO) e João Almeida (BA), estão sob investigação por suposto envolvimento no escândalo das ambulâncias superfaturadas.

Ribeiro e Serpa terão 48 horas para se defender junto ao partido e evitar procedimento semelhante ao aberto contra Feijó durante reunião do PSDB realizada na noite ontem. Em relação a Gomes e a Almeida, a legenda resolveu aguardar o andamento das investigações da Comissão. Por enquanto, eles não serão objeto de apuração interna da legenda.

O PSDB tomou a decisão com base em relatório feito pelo deputado Gustavo Fruet (PR) sobre a apuração da CPI. Foi ele o indicado para conduzir e relatar a investigação contra Feijó. A previsão do parlamentar é de que as conclusões sejam apresentadas em cerca de 30 dias. Caso o processo culmine com a expulsão do integrante, ele perderá o direito de disputar a eleição por não estar filiado a partido político.

Na véspera, o PPS comunicou o afastamento do deputado federal Fernando Estima (SP) pelo mesmo motivo. Segundo nota do partido, a decisão foi tomada pelo Conselho de Ética do PPS, que ainda está analisando o caso e poderá expulsar o deputado caso conclua pelo envolvimento dele no esquema.

A exemplo de Feijó, Estima perderá o direito de concorrer às eleições deste ano caso fique sem filiação partidária. O deputado nega qualquer participação nas irregularidades.
Além desses parlamentares , outros 84, incluídos três senadores, estão sob investigação no Congresso.

A terceira tempestade tropical da temporada no Atlântico ganhou força ao se aproximar, website like this hoje, order das ilhas Leeward, no norte do Caribe, e pode se tornar o primeiro furacão do ano ao seguir para o golfo do México no fim da semana, disseram meteorologistas dos Estados Unidos.

Às 8h (horário local), alertas de tempestade tropical foram emitidos para algumas das pequenas ilhas do nordeste caribenho, para o território norte-americano de Porto Rico e para as ilhas Virgens Americanas e Britânicas.

Os ventos da Chris chegaram a 105km por hora, após ter registrado 97km por hora no começo do dia, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami. O centro de furacões disse que a Chris pode se tornar um furacão, na medida em que segue por um caminho que deve levá-la a o golfo do México, onde pode danificar instalações de petróleo e gás dos EUA. A tempestade Chris pode se tornar um furacão se seus ventos alcançarem 119km por hora.

As águas do golfo são particularmente quentes, de maneira que ajudaram, no ano passado, os furacões Katrina e Rita a transformar-se em enormes tempestades que acabaram por assolar a costa da Louisiana e o Texas. Águas quentes ajudam a alimentar furacões.

A Chris estava 105km ao norte de Saint Martin e movia-se em direção noroeste a 17km por hora. Nesse ritmo, seu centro estaria ao norte das ilhas Virgens e de Porto Rico hoje, mas a tempestade pode causar chuvas de 13 a 20 centímetros nas ilhas do nordeste do Caribe.

Um alerta de tempestade tropical foi emitido para Anguilla, Saint Barthelemy, Saint Martin e Saint Maarten, Porto Rico e para as ilhas Virgens Americanas e Britânicas.
Meteorologistas previram até 17 tempestades tropicais e furacões este ano. O ano passado teve um recorde de 28, incluindo o Katrina, que foi o desastre natural mais caro da história dos EUA. O furacão devastou Nova Orleans e outras regiões da costa do Golfo e matou mais de 1.300 pessoas.

A forte onda de calor que atinge o nordeste e o meio-oeste dos Estados Unidos vai durar pelo menos mais um dia, abortion mais tempo que os meteorologistas estimavam inicialmente, information pills de acordo com as últimas previsões.

Entretanto, hospital a Flórida e outros Estados próximos ao Golfo do México, a principal região produtora de petróleo e gás natural do país, estão atentos à tempestade tropical Chris que, segundo previsão do Centro Nacional de Furacões, pode se transformar em um furacão dentro de 36 horas.

Em seu atual caminho, o Chris vai passar entre a Flórida e Cuba e atingir o Golfo do México dentro de uma semana, prevê o centro. Os preços do gás natural, queimado para gerar a quantidade recorde de eletricidade usada devido aos aparelhos de ar-condicionado no nordeste e no meio-oeste, subiram junto com as temperaturas, e há possibilidade de o Chris chegar ao golfo e prejudicar as instalações de petróleo e gás natural da região.

Para muitos no nordeste, o dia mais quente do ano ainda está para acontecer, com altas temperaturas esperadas em Washington, Filadélfia e Nova York hoje e amanhã. Além disso, a umidade no leste do país fazia com que a sensação térmica fosse de um calor mais intenso. Nesta semana, os meteorologistas previram que o calor atingiria o meio-oeste ontem à noite e deixaria o nordeste na quarta à noite. Mas agora prevêem que o calor vá continuar no meio-oeste até hoje e durar até amanhã à noite no nordeste.

No próximo domingo, information pills candidatos às eleições de outubro e comitês financeiros deverão apresentar, more about pela internet, look sua primeira  prestação de contas de campanha.  As informações prestadas por coligações e candidatos que disputam a Presidência da República poderão ser acessadas por qualquer pessoa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados referentes às campanhas para governador, senador e deputados federal, estadual e distrital serão disponibilizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A prestação de contas durante a campanha é uma das novidades introduzidas pela Lei 11.300/ 06 – a  minirreforma eleitoral – com o objetivo de dar maior transparência ao processo eleitoral. A lei prevê, ainda, uma segunda prestação de contas, também pela Internet, no dia 6 de setembro.

Nestas duas primeiras prestações de contas, não é necessária a identificação de doadores, segundo informa a assessoria do TSE. Candidatos, coligações e comitês devem, apenas, fornecer o total de recursos recebidos para financiamento da campanha e os gastos realizados. Também devem constar os montantes arrecadados em eventos e com a venda de produtos pelos partidos e/ou candidatos.

Os nomes dos doadores e os respectivos valores doados, no entanto, precisam ser informados apenas no relatório final, apresentado 30 dias após as eleições ou 30 dias após o segundo turno, conforme determina a Lei Eleitoral (Lei 9.504/97).

José Eduardo Alckmin, ex-ministro do TSE e especialista em Direito Eleitoral, explica que o fato de não se apresentar a prestação de contas durante a campanha pode resultar na suspensão do registro do candidato. “No nosso entendimento, a falta de prestação de contas pode dar ensejo a processo de investigação para apurar desvios e irregularidades nas contas ou verificar abuso do poder econômico. A própria não apresentação já é uma irregularidade”, avalia. 

Segundo ele, a iniciativa de tal investigação pode ser de partidos, candidatos ou do Ministério Público. Caso isso não ocorra, a análise e o julgamento das contas serão feitos apenas após a apresentação do relatório final, e nenhum candidato eleito poderá ser diplomado até que suas contas tenham sido julgadas. Além de impedir a diplomação, a não apresentação de contas de campanha impede a obtenção de certidão de quitação eleitoral, necessária para o registro de candidaturas. Também resulta na suspensão de novas cotas do fundo partidário.

O desemprego no DF em junho atingiu o menor nível nos últimos nove anos para o mês. Segundo a última Pesquisa de Emprego e Desemprego, pharmacy divulgada hoje pelo Dieese e pela Secretaria de Trabalho, viagra o percentual de pessoas desocupadas caiu para 18, erectile 7%, 0,8 ponto percentual a menos que os 19,5% registrados em maio.

Foi o terceiro mês de queda consecutiva na taxa. De maio para junho, o número de desempregados no DF caiu de 242,1 mil para 231,6 mil. Segundo a pesquisa, a renda média dos ocupados aumentou 0,4% em um mês, para R$ 1.384. Em 12 meses, o aumento é de 6,2%.

Por causa das eleições, a tendência é que a taxa sofra novas quedas e a renda continue a subir. No entanto, os pesquisadores ressaltaram que a maior parte dos postos criados nesse período são informais.

 

Ocorreu hoje, pill às 9h30, more about a primeira visita de reaproximação de Wesley Alexandre Lopes da Silva, dois anos, com a família. Depois de oito meses sem ter contato com a criança, a mãe G.P.L., 16 anos, e a avó dele, Rita Pinheiro Lopes puderam finalmente abraçar o garoto.

A visita ocorreu no abrigo Nosso Lar, onde o garoto aguarda a decisão judicial sobre sua volta à família. G. chegou ao abrigo com sua filha, um bebê de um mês, a mãe, Rita e a irmã, Glécia, de 13 anos por volta das 9h.

Levado pela voluntária do abrigo, Cláudia Vilhena, Wesley correu imediatamente para os braços da avó, depois foi abraçado pela mãe e pela tia. Numa espécie de piquenique improvisado, ele brincou com os presentes levados pela avó, um violãozinho de brinquedo, uma bola e um carrinho.

"Estou com o coração alividado por ter abraçado meu neto depois de tanto tempo longe", disse Rita, emocionada. Ela diz que foi imperdoável o ato do pai de Wesley, Ricardo Soares, 33 anos, que deixou o garoto na porta de uma casa no Riacho Fundo II há oito meses.

"Por mim ele já estaria preso desde o dia em que fez isso", protestou Rita. A Delegacia de Proteção à Criança está investigando o caso, e pode indiciar Ricardo por crime de abandono de incapaz.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) informou há pouco que o empresário Luiz Antonio Vedoin, hospital um dos donos da Planam, será ouvido amanhã. De acordo com o parlamentar, o empresário está em liberdade porque se beneficiou da delação premiada e isso o obriga a prestar qualquer esclarecimento que a Justiça precisar.

O juiz Jefferson Schneider, da Justiça Federal de Cuiabá, no Mato Grosso, determinou que Vedoin deve comparecer ao depoimento sob pena de voltar a ser preso. Ele está solto após se beneficiar da delação premiada. "Ele não vai se arriscar a não vir e perder o benefício da delação premiada", aposta Delgado.

Segundo a comissão, Vedoin nem chegou a embarcar de Mato Grosso para Brasília. O sub-relator da CPI, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), afirmou que a notificação para o empresário depor deveria ter sido feita pela Justiça, o que não ocorreu.

O depoimento será realizado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, no período da manhã. Neste instante, os parlamentares estão reunidos na sala da CPI, no Senado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado