Menu
Política & Poder

Cresce número de apoiadores da reforma da Previdência, diz pesquisa

Em abril, população era majoritariamente contrária às mudanças. Hoje, pesquisa mostra empate técnico

Willian Matos

09/07/2019 8h41

Foto: Reprodução/Internet

Willian Matos
[email protected]

Às vésperas da votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, uma pesquisa da Datafolha mostra que a proposta tem caído nas graças do brasileiro.

Em abril, 51% dos brasileiros reprovavam a reforma. Em julho, o número caiu para 44%. Consequentemente, a parcela dos que apoiam as mudanças na Previdência subiu de 41% para 47%. Apesar de, no placar, dar 47 x 44, a pesquisa aponta empate técnico, uma vez que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A mudança é vista em todas as faixas de idade, escolaridade e renda familiar, independentemente das escolhas eleitorais em 2018. No entanto, eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) e cidadãos que afirmam não ter votado nem nele e nem em Fernando Haddad (PT) são os que mais demonstram ter mudado de opinião.

Eleitores do Bolsonaro favoráveis à reforma eram 55% em abril e agora são 67%; contrários ao presidente eram 36% e agora são 27%. Entre os eleitores de Haddad, a rejeição caiu de 72% para 67%, e o apoio subiu de 22% para 25%. Entre aqueles que votaram em outros candidatos, a oposição era 72% e agora é 61%; o apoio foi de 19% para 26%.

O Datafolha ouviu 2.086 brasileiros com 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 4 e 5 de julho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado