Menu
Política & Poder

CPI dos Sanguessugas entrega relatório preliminar a Renan

Arquivo Geral

15/08/2006 0h00

Soldados israelenses balearam cinco homens armados do Hezbollah em dois confrontos separados no sul do Líbano hoje, more about what is ed  afirmou o Exército israelense. Porta-vozes do Exército, case falando um dia depois que entrou em vigor um cessar-fogo negociado pela Organização das Nações Unidas (ONU), disseram que não sabiam se algum dos homens havia morrido.

Soldados atiraram contra quatro milicianos em um dos choques. No segundo incidente, soldados abriram fogo contra um guerrilheiro que vinha na direção deles, disseram os porta-vozes. Nos dois casos, os soldados viram que acertaram os homens, acrescentaram. 

Ontem, soldados israelenses balearam cinco combatentes do Hezbollah, matando pelo menos um deles, afirmou o Exército, acrescentando que os soldados acreditavam estar sob ameaça. O Exército israelense havia dito, antes do cessar-fogo, que seus soldados suspenderiam as ações ofensivas, mas que defenderiam as forças mobilizadas no sul do Líbano.

Forças israelenses entraram na região depois que guerrilheiros do Hezbollah sequestraram dois soldados israelenses em um ataque na fronteira, no dia 12 de julho, e mataram outros oito. Autoridades israelenses afirmaram hoje que o Exército planeja se retirar, em um prazo de sete a 10 dias, e entregar suas posições anteriores para soldados da ONU dentro de 48 horas.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram oito reféns mantidos em cativeiro desde a semana passada. A guerrilha entregou os seqüestrados a membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Colômbia. As informações são da agência argentina Telam.

Em comunicado, generic a Cruz Vermelha informou que os ex-reféns foram colocados em liberdade ontem (23) na zona rural de Vigía del Fuerte, nurse próximo aos departamentos de Antioquia e de Chocó.

Eles faziam parte de um grupo de 18 pessoas que passavam pelo Rio Atrato em uma embarcação que partiu de Turbo, na Antioquia, e tinha como destino Quibdó, capital de Chocó. Dez passageiros foram seqüestrados por guerrilheiros das Farc no momento em que a embarcação parou na aldeia de Palo Blanco.

“A operação foi possível graças ao diálogo confidencial e discreto entre as partes e por meio de ação humanitária, neutra e independente da Cruz Vermelha”, informa o comunicado, que esclarece ainda que a libertação dos seqüestrados se deu logo que a solicitação das Farc chegou ao organismo internacional.

A Cruz Vermelha reiterou sua disponibilidade em apoiar a busca de mecanismos que tornem possível a libertação dos demais reféns em poder de grupos armados.


O cessar-fogo entre Israel e a milícia do Hezbollah permitiu que a ajuda humanitária oferecida pelas agências das Nações Unidas comece a chegar ao sul do Líbano, generic para onde milhares de pessoas devem retornar nos próximos dias.

"A resolução da ONU representa a melhor oportunidade para acabar com as hostilidades, more about e nos permite chegar às pessoas a que não tínhamos acesso e que precisam de ajuda desesperadamente", disse a porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Christiane Berthiaume, em entrevista coletiva.

O PMA investirá US$ 3,8 milhões doados pela União Européia para ajudar quase 1 milhão de deslocados depois de um mês de conflito. Para isso, o órgão – encarregado de coordenar a logística das outras agências da ONU – estabeleceu diferentes rotas por mar, ar e terra, e conseguiu locais para armazenar e distribuir o material.

Segundo Berthiaume, desde que o cessar-fogo entrou em vigor na manhã de ontem, nove comboios da ONU chegaram a cidades do sul do Líbano, um deles a Tiro. A cidade de Rumaysh, que passou dias sem assistência, recebeu 15 caminhões, enquanto outros 19 chegaram a Hasbaya, também no sul.

Além disso, a ONU carregou hoje um navio com 21 caminhões de material humanitário que irão para Tiro, mas "o bloqueio marítimo mantido por Israel faz com que as viagens sejam mais longas do que o necessário", afirmou Berthiaume.

O PMA conseguiu descarregar vários aviões em Beirute com ajuda humanitária, assim como dois navios com 2.750 toneladas de alimentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) organizaram um comboio com combustível suficiente para que 18 hospitais do sul do Líbano possam funcionar por dez dias.

Devido à falta de combustível, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) trabalha na recuperação da central elétrica de Tiro, e para melhorar o acesso aos povoados isolados a fim de retirar feridos e enterrar os mortos. As agências humanitárias também preparam o terreno para ajudar milhares de pessoas deslocadas pelo conflito que já começaram a voltar para casa.

A Mesa Diretora da Câmara aprovou no final desta manhã, capsule por unanimidade, ampoule o ato que altera o prazo para apresentação de defesa prévia de deputados na Corregedoria-Geral. Esse prazo passa a ser de cinco dias úteis, e não mais cinco sessões do Plenário. "O ato não prejudica o amplo direito de defesa, mas, ao mesmo tempo, impede qualquer medida protelatória", disse o presidente da Câmara, Aldo Rebelo.

Aldo lembrou que, no caso do Conselho de Ética, a alteração de prazos depende da votação de um projeto de resolução pelo Plenário da Câmara. O corregedor-geral, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), informou que os 69 deputados citados no relatório da CPI dos Sanguessugas serão notificados de hoje até sexta-feira. Aqueles que não forem localizados serão notificados por meio de edital na segunda-feira, como permite decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a notificação, cada deputado terá cinco dias úteis para apresentar sua defesa. Segundo Aldo, é de interesse da Câmara que os processos contra parlamentares sejam analisados e julgados o mais breve possível, mas sem prejudicar o amplo direito de defesa. O presidente da Câmara deu prazo para os relatores das medidas provisórias que trancam a pauta entregarem seus relatórios até o dia 20.

O objetivo é facilitar a formulação de acordo prévio para a votação das propostas durante o próximo esforço concentrado, marcado para o dia 4 de setembro. Sobre o processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado José Janene (PP-PR), Aldo disse que esse só será votado após as eleições de outubro, para que se evite um quorum baixo em Plenário.

O Conselho de Ética também discute mudanças no regulamento para processar deputados. Entre as propostas está requerimento do deputado Nelson Trad (PMDB-MS), que permite a um mesmo integrante do colegiado relatar mais de um processo em curso. Atualmente, o regulamento proíbe que o presidente do conselho nomeie um deputado para relatar mais de um processo.

Na visão de Trad, essa restrição limita o pleno funcionamento do conselho, já que o número de integrantes inviabilizaria a instalação de um número maior de representações ao mesmo tempo.

O Conselho de Ética conta com 15 titulares e 15 suplentes. Dos integrantes, dois não podem relatar processos – o presidente, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), e o corregedor, deputado Ciro Nogueira (PP-PI). Com isso, o órgão só poderia julgar simultaneamente 28 processos.

Trad observa que a alteração do regulamento é necessária por causa do provável envio pela Mesa Diretora das representações contra 69 deputados pedidas pela CPI dos Sanguessugas.

Leia também:
Conselho de Ética busca agilizar processos contra sanguessugas
PV entrega representação contra 69 deputados
CPI dos Sanguessugas deve notificar mais dois deputados
CPI dos Sanguessugas entrega relatório preliminar a Renan
Aprovada redução de prazo para defesa de deputados sanguessugas
Conselho se reúne para definir análise de processos da CPI dos Sanguessugas

 

A Volkswagen do Brasil está convocando os proprietários dos veículos Fox, visit web Polo Hatch e Sedan, more about Golf, Kombi e SpaceFox, para um recall, pois detectou que em alguns modelos pode ocorrer fissura tanto nos motores 1.6, quanto nos 1.4 por conta de um problema na galeria de combustível.

Os modelos, com seus respectivos chassis são: Fox 1.6 e CrossFox 1.6 (chassi 64 130 389 a 64 189 957), Polo Hatch 1.6 e Sedan 1.6 (chassi 6P 009 107 a 6P 022 500), Golf 1.6 (64 016 144 a 64 020 422), Kombi 1.4 e 1.6 (6P 005 317 a 6P 014 147), SpaceFox 1.6 (6A 300 145 a 7A 306 340).

 

No caso da Kombi, os proprietários também têm de levar o veículo para ser verificado o amortecedor da direção, que pode ocasionar dificuldade na manobra do veículo.

Todos os proprietários envolvidos nesse recall estão sendo notificados por meio de cartas e a empresa colocou ainda uma linha direta com os clientes, pelo telefone 0800-0195775.

O Comando Norte do Exército israelense declarou hoje estado de normalidade nas localidades do norte de Israel, discount pouco mais de 24 horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo entre este país e a guerrilha libanesa Hezbollah, order em virtude da resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU.

O Comando Norte declarou situação de alerta militar máximo pouco após o início das hostilidades, em 12 de julho, quando as comunidades do norte de Israel foram submetidas a constantes bombardeios de foguetes disparados do sul do Líbano pelo Hezbollah.

Além disso, o Comando da Retaguarda também alertou a população do norte do país durante os mais de 30 dias de hostilidades para que permanecesse em refúgios e cômodos blindados, uma medida que já não está em vigor graças ao retorno à normalidade. O cessar-fogo seguiu um compromisso alcançado entre Israel e a milícia xiita Hezbollah, promovido pelo Conselho de Segurança da ONU e materializado pela resolução 1.701.

A princesa Kiko, recipe que espera o possível herdeiro do trono japonês, será internada amanhã, apesar de sua gravidez seguir tranquila, afirmou a agência da Casa Imperial.
A imprensa japonesa informou na semana p assada que Kiko, de 39 anos, mulher do príncipe Akishino, filho mais novo do imperador Akihito, deve dar à luz, por meio de uma cesariana, por volta do dia 6 de setembro.

A data foi antecipada por causa de complicações em sua gravidez. "A princesa descansou em casa, até agora", afirmou a agência em um comunicado, hoje. "Já que ela está no nono mês de gravidez, ela irá para um hospital de Tóquio no dia 16 de agosto para evitar hemorragias e preparar-se para o nascimento. A gravidez da princesa está progredindo bem e o bebê está se desenvolvendo normalmente".

Nenhum bebê do sexo masculino nasce na família imperial do Japão desde 1965. A possibilidade de que Kiko dê à luz um menino suspendeu os planos de revisar uma lei de 1947, relativa à sucessão imperial, para que as mulheres tenham direitos iguais aos homens e possam, dessa forma, herdar o trono.

O príncipe Naruhito, filho mais velho do imperador, tem uma filha de quatro anos chamada Aiko. Os jornais sensacionalistas japoneses especulam que já se sabe que o bebê é um menino, mas a agência confirma que não haverá anúncios antecipados, uma vez que os pais não querem saber o sexo do filho antes da hora. Akishino e Kiko têm duas filhas.

Um quarto de século depois dos anúncios dos primeiros casos de aids, medications no início dos anos 80 do século passado, purchase 38, seek 7 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV) em todo o mundo, com estimativas de que 25 milhões de pessoas morreram nestes 25 anos.

Em 2005, a Aids foi responsável pela morte de 2,8 milhões de pessoas, e mais de quatro milhões foram infectadas pelo vírus.

Embora os pesquisadores da área médica indiquem uma eventual "desaceleração" da epidemia, advertem que esta tem registrado crescimento em algumas regiões, como no continente africano, o mais atingido, com 24,5 milhões de pessoas infectadas com o vírus.

O número total de pessoas que viviam com o HIV alcançou altas históricas em 2005, com 40,3 milhões de infectados e sua incidência crescendo em todas as regiões do mundo. A doença avançou mais, segundo relatório do Unaids (Programa das Nações Unidas para a Aids) de maio de 2006, na Europa Oriental, China, Índia e América Latina.

As mulheres e meninas constituem, além disso, quase que a metade de todos os que vivem com o vírus HIV no mundo. Só na África representam mais de 50% de todos os infectados e, do grupo de jovens de 15 a 24 anos, mais de 70% são do sexo feminino.

Contrariando as teorias que apontavam para uma "estabilidade" da epidemia, esta tem provado ser extremamente dinâmica. Embora tenham se passado 25 anos desde que o primeiro caso foi descoberto, a vacina contra a doença ainda está longe de ser obtida.

Com esses dados, a epidemia duplica as previsões feitas pelo Unaids em meados da década de 1990, e evidenciam a relação entre aids e pobreza, já que 95% dos infectados vivem em países em desenvolvimento.

Na América Latina e no Caribe a epidemia se propaga tanto pelas relações sexuais entre pessoas de sexo diferentes como entre homossexuais, também representando um índice importante entre os infectados aqueles que adquiriram o vírus HIV por meio de materiais injetáveis não esterilizados.

Atualmente, de 1,2 milhão a 2,4 milhões de pessoas possuem o vírus da Aids na América Latina, com um terço delas no Brasil. Na América do Norte e na Europa Central estima-se que cerca de dois milhões de pessoas vivam com o HIV.

Nos países ricos, os infectados têm acesso a medicamentos anti-retrovirais, o que significa que conseguem viver mais tempo e em melhores condições. Nos Estados Unidos, após a introdução do tratamento com anti-retrovirais em 1996, as mortes relacionadas à aids recuaram consideravelmente até o final de 1990, embora depois tenham feito isso de forma mais gradual.

Na Europa Ocidental o número acumulado no período foi de 550 mil a 950 mil, com até 220 mil novas infecções, segundo o Unaids.

Na Europa Oriental os dados evidenciam tendências preocupantes, já que o HIV se propaga com maior rapidez que no resto do mundo e tanto o vírus, como a doença, têm um perfil jovem.

Os dez países nos quais a Aids está presente em números superlativos são: Índia, com 5,7 milhões de pessoas infectadas; África do Sul, 5,5 milhões; Nigéria, 2,9 milhões; Moçambique, 1,8 milhão; Zimbábue, 1,7 milhão; Tanzânia, 1,4 milhão; Quênia, 1,3 milhão; EUA, 1,2 milhão; Zâmbia, 1,1 milhão; e Uganda, com um milhão, segundo estimativas do relatório do Unaids de maio de 2006.

Os países com maior número de infectados estão na África, mas a Índia superou a República Sul-Africana em número de casos de aids e conta com dois terços dos infectados de todo o continente asiático.

 

As mudanças climáticas poderiam ser brecadas enterrando os gases do efeito estufa, unhealthy apontados como os responsáveis pelo aquecimento do planeta, seek sob o fundo dos oceanos, unhealthy debaixo do sedimento frio e grosso do leito dos mares, onde ficariam por milhares de anos, afirmaram pesquisadores de Harvard.

O leito dos mares ao longo da costa leste e oeste dos EUA é amplo o suficiente para abrigar uma quantidade quase ilimitada de dióxido de carbono liberado por usinas norte-americanas movidas a carvão, disse Daniel Schrag, diretor do Centro de Meio Ambiente de Harvard. "Isso faria do carvão um combustível verde", afirmou, em entrevista.

O dióxido de carbono produzido na queima de combustíveis fósseis é o principal gás acusado de elevar as temperaturas da Terra. Muitos cientistas dizem que o acúmulo dos gases do efeito estufa na atmosfera pode provocar um número cada vez maior de enchentes, secas, tem pestades violentas e ondas de calor, além de elevar o nível dos oceanos.

A equipe de Schrag e pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e da Universidade Columbia propuseram captar o gás carbônico vindo de usinas de energia, liquefazê-lo, mandá-lo par a uma profundidade de 3,2 quilômetros e depois injetá-lo para baixo do leito do mar.

Muitos governos e empresas já estudam formas de bombear o dióxido de carbono para debaixo da terra ou diretamente no mar, um processo conhecido como "seqüestro de carbono", cumprindo as metas de corte na emissão de gases do efeito estufa previstas no Protocolo de Kyoto e obrigatórias para 35 países industrializados.

Mas tais operações só darão resultado se o gás ficar sob o leito dos oceanos durante centenas de anos. E vários estudos e experimentos mostraram que o material pode acabar vazando. Segundo Schrag, enterrar o gás centenas de metros abaixo de sedimentos de areia, limo e argila, a profundidades de 3 mil metros e a temperaturas bastante baixas, poderia fazer com que o material mantenha uma densidade maior do que a água encontrada sobre ele.

"O único lugar para o qual ele poderia vazar seria para baixo", afirmou. As baixas temperaturas e a grande pressão encontradas nas profundezas dos oceanos transformariam o dióxido de carbono em uma substância sólida estável o suficiente para resistir até mesmo aos terremotos mais violentos, disseram pesquisadores na edição de 7 de agosto da Proceedings of the National Academy of Sciences.

O grupo ambientalista Greenpeace, porém, afirmou não estar convencido dos benefícios desse método e pediu a realização de pesquisas sobre modos mais baratos e mais imediatos de enfrentar o aquecimento global tais como o uso de fontes de energia renováveis e a adoção de medidas conservacionistas.

"Temos dúvidas reais sobre essa tecnologia. Isso não é algo que funcione atualmente ou que tenha sido testado", disse Chris Miller, membro do Greenpeace. "Temos um tempo relativamente pequeno para começar a fazer reduções drásticas na quantidade global de poluentes responsáveis pelo aquecimento". Implantar um programa de seqüestro de carbono, por outro lado, custaria bilhões de dólares, dizem cientistas.

 

A CPI dos Sanguessugas entregou formalmente hoje seu relatório preliminar ao presidente do Congresso, cialis 40mg senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Agora, o pedido de abertura de processos contra 72 parlamentares acusados de envolvimento em irregularidades poderá ser analisado pelas corregedorias da Câmara e do Senado.

"Todas as dificuldades foram superadas e conseguimos em 50 dias dar uma resposta à sociedade sobre o envolvimento dos parlamentares", disse o presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

O relatório aponta 69 deputados e três senadores por suposto envolvimento em desvios de recursos da área da saúde.

Biscaia disse que outros dois deputados, Philemon Rodrigues (PTB-PB) e Salvador Zimbaldi (PSB-SP), serão mais investigados na própria CPI.

Segundo o presidente da comissão, não houve quórum para votar os 172 requerimentos pendentes. A próxima reunião deve ocorrer no esforço concentrado do Congresso marcado para os dias 4, 5 e 6 de setembro. Biscaia confirmou que a comissão está programada para encerrar seus trabalhos em 18 de dezembro.

Uma cópia do relatório preliminar também será entregue ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ainda hoje.

Leia também:
Conselho de Ética busca agilizar processos contra sanguessugas
PV entrega representação contra 69 deputados
CPI dos Sanguessugas deve notificar mais dois deputados
CPI dos Sanguessugas entrega relatório preliminar a Renan
Aprovada redução de prazo para defesa de deputados sanguessugas
Conselho se reúne para definir análise de processos da CPI dos Sanguessugas

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado