Menu
Política & Poder

Bancada do PV quer CPI para investigar Salles

Deputado Professor Israel (PV-DF) trabalha na coleta de assinaturas para criar a CPI

Redação Jornal de Brasília

07/07/2020 12h39

Atualizada 08/07/2020 12h42

O cerco está fechando contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No Congresso Nacional, a bancada do Partido Verde quer levar adiante o pedido de abertura de CPI para investigar o desmonte ambiental na gestão da pasta. O deputado Professor Israel (PV-DF) trabalha na coleta de assinaturas para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

Nessa segunda-feira (6), diante das evidências de desestruturação da política ambiental, o Ministério Público Federal pediu o afastamento do ministro. “A atuação criminosa dele é evidente, dentro de uma agenda intencional voltada para enfraquecer a legislação no nosso País. Salles é inimigo do meio ambiente”, afirma o parlamentar.

A peça que subsidia a abertura da CPI pede apuração dos eventuais beneficiários da flexibilização da legislação e por atos da gestão como expedição de licenças ambientais, enfraquecimento dos Conselhos, adoção de pareceres da Advocacia Geral da União, dentre outros.
Assinam também a ação os deputados Célio Studart (PV-CE), Enrico Misasi (PV/SP) e Leandre Dal Ponte (PV/PR).

Ações contra Salles

A bancada do PV mobiliza a Câmara Federal pelo protagonismo da pauta ambiental. Diversas medidas foram adotadas para esclarecer as falas do Ministro durante encontro presidencial de 22 de abril, em que falou sobre aproveitar a pandemia para “passar a boiada” e aprovar medidas à revelia do Congresso.

Foram apresentados três pedidos de impeachment pelo desvio de finalidade da função e crime de responsabilidade – dois na PGR (de autoria de Célio Studart e de Israel Batista) e um na Casa. A bancada do PV apresentou ainda requerimento para convocação do ministro em comissão geral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado