Menu
Política & Poder

Após mensagens vazadas, procuradora pede desculpas a Lula

Ela teria debochado da morte de entes queridos do ex-presidente, sugerindo que Lula faria “novela” com velórios

Willian Matos

28/08/2019 7h47

A procuradora da República Jerusa B. Viecili decidiu fazer um pedido de desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Twitter. Ela tomou a medida após ter conversas divulgadas onde ela aparecia ironizando as mortes da esposa e do irmão do petista.

As mensagens, obtidas pelo site The Interpect Brasil e publicadas pelo portal UOL na última terça-feira (28), mostram Jerusa e outros integrantes da força-tarefa da Lava Jato comentando, em tom de deboche, a morte da ex-primeira dama Marisa Letícia. A procuradora teria dito: “Querem que eu fique pro enterro?”

Após a divulgação das conversas, ela se desculpou. Na visão dela, ela errou em ter comentado a morte da forma que fez.

https://twitter.com/jerusabv/status/1166502935053918209

 

Marisa morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, no dia 3 de fevereiro. Antes, no dia 27 de janeiro, quando a ex-mulher de Lula já sofria com problemas de saúde, o procurador Januário Paludo, em conversa com Deltan Dallagnol, decidiu fazer uma suposição a respeito.

“Um amigo de um amigo de uma prima disse que Marisa chegou ao atendimento sem resposta, como vegetal”, teria dito o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa em Curitiba. Em seguida, Januário Paludo responderia: “Estão eliminando as testemunhas…

No dia 2 de fevereiro, um dia antes da morte de Marisa, a procuradora da República, Laura Tessler, teria sugerido que seria necessário paciência para a “sessão de vitimização”, dando a entender que Lula tentaria se aproveitar politicamente da perda da esposa. “Quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização”, escreveu. 

“Vai dar ruim”

Além da ironia a morte de Marisa, os procuradores teriam conversado a respeito da ida de Lula ao enterro do irmão, Vavá. Ele morreu no dia 29 de janeiro de 2019, vítima de câncer.

O procurador Athayde Ribeiro Costa teria feito um comparativo sobre o que aconteceria caso Lula fosse liberado ou não, temendo a popularidade do ex-presidente e que ele utilizasse do espaço para se promover. “Mas se não for, vai ser uma gritaria e um prato cheio para o caso da ONU [Organização das Nações Unidas]”, teria dito.

O procurador Orlando Martello, por sua vez, teria pensado:  “A militância vai abraçá-lo e não o deixarão voltar. Se houver insistência em trazê-lo de volta, vai dar ruim!”.

No chat, Antônio Carlos Welter teria concordado com a PF, mas disse acreditar que Lula tinha o direito de ir ao enterro do irmão. “Eu acho que ele tem direito a ir, mas não tem como”. Januário Paludo, então, responderia: “O safado só queria passear e o Welter com pena”. Laura Tessler teria comentado: “O foco tá em Brumadinho… logo passa… muito mimimi”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado