Menu
Saúde

Vacina que protege contra chikungunya mantém anticorpos 1 ano após aplicação

O fármaco foi desenvolvido pelo laboratório Valneva em parceria com o Instituto Butantan e é o único com potencial para prevenir a infecção

FolhaPress

06/12/2022 18h14

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Samuel Fernandes
São Paulo, SP

Uma vacina produzida contra chikungunya manteve níveis altos de anticorpos mesmo um ano após a aplicação de uma dose. O resultado complementa um estudo clínico que observou segurança e capacidade de gerar resposta imune pelo imunizante.

O fármaco foi desenvolvido pelo laboratório Valneva em parceria com o Instituto Butantan e, por enquanto, é a única vacina com potencial para prevenir a infecção. Ela foi projetada para ser só de dose única e consiste em um vírus atenuado que não tem a capacidade de infectar as células. Segundo a Valneva, ao deletar uma parte do genoma do patógeno, foi possível desenvolver o fármaco.

Em março deste ano, uma pesquisa de fase três, último estágio de um estudo clínico, com 4.115 participantes dos Estados Unidos observou uma taxa de 96% de participantes com produção de anticorpos contra o patógeno após seis meses da imunização.

Desde então, a equipe de pesquisadores acompanhou 363 adultos até completarem um ano de vacinação a fim de observar os níveis de anticorpos. Desses, 99% mantiveram níveis altos de resposta imune depois de 12 meses de receber a dose única. Além disso, a persistência nos níveis de anticorpos foi semelhante entre os participantes com mais de 65 anos e aqueles adultos mais jovens.

“Esses níveis de anticorpos confirmam o perfil de persistência dos anticorpos observado em estudos anteriores”, afirmou a Valneva em comunicado oficial.

No momento, a expectativa do laboratório é finalizar até o final deste ano um pedido de licença para a vacina no FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos), órgão que regula a aprovação de fármacos nos Estados Unidos.

“Se nossa vacina experimental for aprovada, estamos confiantes de que ela pode ajudar a enfrentar essa grande, crescente e não atendida ameaça à saúde pública”, afirmou Juan Carlos Jaramillo, diretor-médico do laboratório, no comunicado oficial.

O vírus que causa a chikungunya é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da zika. Febre, manchas avermelhadas, dores nas articulações e na cabeça são alguns dos sintomas da doença.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com informações da semana de 20 a 26 de novembro, o Brasil registrou mais de 170 mil casos prováveis da doença desde o início do ano. Comparado a 2021, ocorreu um aumento de 80% dos diagnósticos para o mesmo período.

Em relação a mortes, o Brasil já registra 85 neste ano. O número, no entanto, pode ser maior: 20 óbitos são suspeitos e estão em investigação no país.

Estudo brasileiro Além da investigação já realizada nos Estados Unidos, outra pesquisa clínica vem sendo feita no Brasil com a mesma vacina. Com colaboração do Butantan, o estudo teve início em janeiro deste ano e tem previsão de durar por 15 meses.

A diferença da versão brasileira é que o foco será mensurar a segurança e a capacidade de gerar imunidade em adolescentes que tiveram a doença e naqueles sem registro prévio da infecção.

No total, são 750 participantes da pesquisa espalhados por dez centros de pesquisa em diferentes regiões do Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado