Menu
Saúde

Tipos de drogas e seus efeitos no organismo

Jornal de Brasília

17/05/2021 15h13

A maioria das drogas causa, de primeira impressão, efeitos positivos no organismo como sensação de calmaria, bem-estar e felicidade, porém tudo não passa de uma ilusão, que aos poucos vai consumindo as pessoas, e seus efeitos a longo prazo trazem consequências gravíssimas como o vício, atraindo doenças e em casos gravíssimos, a overdose, que leva muitas vezes o óbito. 

A seguir, falaremos sobre alguns tipos de drogas e seus efeitos colaterais dentro do organismo, trazendo certas consequências negativas para o dependente, ainda mais se não buscar ajuda com uma clínica de reabilitação, para se livrar da dependência química. 

Tipos de drogas

Existem drogas do tipo lícitas e ilícitas. As drogas lícitas são as que podem ser comercializadas e usadas de forma legal, basta apenas ser maior de idade, que é o caso do cigarro ou álcool e medicamentos. E, as drogas ilícitas são as que são proibidas de serem usadas e comercializadas, que são os casos como maconha, cocaína e crack, entre outras. 

Essas variações de drogas são divididas em três categorias: as drogas naturais, como a maconha que é feita da planta cannabis sativa; as drogas sintéticas, que são produzidas em laboratórios, como lsd; e as semi-sintéticas, como o crack, e cocaína, por exemplo, que são as drogas que viciam um organismo com mais facilidade, e é quando o usuário precisa se internar em uma clínica de recuperação masculina

Efeitos das drogas depressoras

As drogas depressoras são como a heroína, que causam efeitos dentro do organismo como maior capacidade de concentração, relaxamento de forma exagerada, maior resistência à dor, diminuição da capacidade de digestão, diminuição de reflexos, entre outros, que propiciam ao usuário ficar cada vez mais viciado por não querer parar de sentir tais sensações. 

Geralmente, quando as dependentes químicas desse tipo de droga vão atrás de ajuda em tratamentos, corre mais risco de recaídas do que de outras drogas, pois é um tipo de substância que independente do tempo de uso, o corpo sempre vai pedir mais.

Efeitos das drogas estimulantes

A cocaína e crack que são drogas do tipo estimulantes, também são difíceis na hora de desintoxicar do corpo do usuário, e na maioria dos casos, as pessoas que utilizam dessas drogas, são mais difíceis de aceitar que precisam de algum auxílio e ajuda em clínicas de recuperação em Goiás, para ficar limpa do vício e voltar a vida normal.

Essas drogas estimulantes podem causar sensação de poder e extrema euforia, estado contínuo de excitação, falar sempre muito rápido, e ter comportamentos agressivos em fases de abstinência. 

Efeitos das drogas perturbadoras

As drogas perturbadoras são bem mais conhecidas como os alucinógenos tipo LSD, que, como o nome já diz, causam extremas alucinações, principalmente em relação a cores e formas de objetos e pessoas; causa sensação de prazer ou então um medo intenso, e, muitas vezes, chega a causar crises de pânico e ansiedade.

As drogas estão ao mundo para ir matando pessoas que caem nos vícios aos poucos, por isso desde sempre é importante que a família fique sempre atentos aos seus filhos, com quem andam e mudanças de comportamento, pois se descobrirem alguém conhecido com dependência química, quanto mais rápido procurar ajuda, melhor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado