Menu
Saúde

Sinusite está associada à fadiga crônica

Arquivo Geral

11/12/2014 14h50

Quem está sempre muito cansado e sem energia para fazer qualquer coisa pode ser diagnosticado com a síndrome da fadiga crônica. E, neste caso, a sinusite pode estar envolvida no processo da doença.

Quem descobriu foram estudiosos da Universidade Georgetown, nos Estados Unidos. Foram entrevistadas 300 pessoas: 22% com fadiga crônica sem explicação, 11% com dores crônicas e 9% com os dois.

A pesquisa mostrou que os sintomas da sinusite estavam em nove vezes a mais nos casos com cansaço crônico e seis vezes mais comuns nas pessoas com dores crônicas.

Segundo o otorrinolaringologista Caio Ataide Neves, do Centro Otorrino de Brasília (CEOL), a fadiga crônica é conjunto de sintomas, que pode ser chamada de doença, e é mal explicada. “Ela se confunde pelo nome, como o cansaço do dia dia, mas é definida basicamente por um cansaço desabilidade. A pessoa não consegue fazer nenhuma atividade”, explica.

A descoberta pode levar a novos tratamentos contra a canseira ou dores muito fortes. Afinal, o estudo também mostrou que os sintomas da sinusite são mais comuns entre pessoas com fadiga sem explicação aparente. A pesquisa foi publicada na revista Archives of Internal Medicine.

“A sinusite causa cansaço, dor de cabeça, dor de garganta e mal estar de forma geral. Quem tem predisposiçao à síndrome vai sentir muito mais esses sintomas. Em Brasília, devido às variações climáticas, 30% dos pacientes apresentam o quadro de sinusite”, complementa o médico.

A solução? A sinusectomia é indicada para pacientes com quadros recorrentes de sinusite ou com pólipos nasais, bem documentados pelo otorrinolaringologista.

O objetivo é remover das cavidades nasais e paranasais os tecidos inflamados e restabelecer a circulação de ar em todas as áreas do nariz. É uma cirurgia realizada por videoendoscopia e delicada, porém segura quando realizada com preparo e com técnica adequada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado