Menu
Saúde

O que é DST?

Jornal de Brasília

08/07/2022 14h54

Atualizada 22/07/2022 15h00

Não tem hora melhor para falar de doenças sexualmente transmissíveis do que todo dia, correto? 

41,67% dos jovens não conversam sobre sexo em casa. Assim sendo, a (des)informação é parte da realidade de muitos jovens brasileiros quando o assunto é sexo e doenças sexualmente transmissíveis. 

Ter uma DST é mais comum do que se crê. Saiba mais sobre métodos de prevenção, sintomas e tratamentos abaixo.

Mas afinal de contas, o que significa DST?

 As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são doenças que se propagam principalmente através de relações sexuais. A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com diferentes fluidos corporais, sangue, sêmen, fluidos vaginais, etc.

Como se prevenir? 

O uso do preservativo (masculino e feminino) é uma maneira efetiva de prevenir as DSTs, já que nem todas apresentam vacinas. Tipos de DST como a sífilis, HIV e a hepatite, por exemplo, nem sempre apresentam sintomas óbvios, portanto a única maneira de diagnosticá-las é através de testes anuais regulares, recomendados pelo médico especialista (infectologista, clínico geral, ginecologista, ou urologista). A maioria das DSTs são tratadas fácil e rapidamente, enquanto outras requerem tratamento mais prolongado. Em todo caso, se você for diagnosticado com uma DST, também deve informar seu(s) parceiro(s), para que possam ser testados e receber o tratamento apropriado caso tenham sido infectados.

DST Sintomas 

Os sintomas de dst podem ser específicos ou diferentes e às vezes não são fáceis de diagnosticar, exceto quando são realizados testes laboratoriais prescritos por um médico especialista. Doenças como a hepatite B que causam infecção do fígado podem exigir testes extras para a conclusão do diagnóstico.

Em geral, alguns dos sintomas mais comuns de DST em homens e mulheres são:

 ? Dor ao urinar 

? Corrimento vaginal com alteração de cor 

? Sangramento entre períodos nas mulheres

? Dor pélvica, dores nas articulações 

? Dor durante a relação sexual 

? Dor nos testículos 

? Vermelhidão e bolhas 

? Feridas na boca 

? Cansaço severo 

? Boca seca 

? Febre 

? Perda de peso repentino 

? Olhos amarelados 

? Diarréia

DST tem tratamento?

Deixar uma doença sexualmente transmissível sem tratamento aumenta o risco de transmissão e pode levar à infertilidade ou outros problemas graves! Não tenha medo, há tratamento para todas as doenças sexualmente transmissíveis e para evitar que elas progridem.

Se você suspeitar que foi infectado, consulte imediatamente o médico de sua escolha. Mesmo o tratamento do HIV é suficientemente eficaz para não se transformar em AIDS e as pessoas podem ter uma qualidade de vida igual ou melhor do que a das pessoas não infectadas.

O tratamento das DSTs é uma combinação de antibióticos e medicamentos antivirais. Entretanto, isto pode mudar de acordo com o tipo de DST que você tem e em que estágio de infecção você se encontra.

Referências: 

? G1. (2019, Novembro 16). Infecções sexualmente transmissíveis estão em alta no Brasil; saiba quais são e como se proteger. 

? Neves, U. N. (2021, February 2). PUBMED. 

? Alves, M. O. O. B.-. (2021). Doenças sexualmente transmissíveis (DST) | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Biblioteca Virtual em Saúde. 

? Mayo Clinic. (2021). Síntomas de enfermedades de transmisión sexual (ETS). Mayo 2022, de Mayo Clinic Sitio web: 

? O que é a PrEP? | Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. (2020). PREP. http://www.aids.gov.br/pt-br/o-que-e-prep

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado