Menu
Saúde

O que é dieta cetogênica? – Como funciona e dica de cardápio semanal!

Jornal de Brasília

19/07/2021 19h37

Atualizada 26/07/2021 19h47

O que é dieta cetogênica? A dieta cetogênica foi usada pela primeira vez em 1920 para tratar pacientes com crises frequentes de epilepsia.

Os ataques diminuíram durante o jejum. Atualmente, ela é utilizada em dietas de emagrecimento para grande obesidade e nas situações clínicas em que é necessária uma perda de peso rápida.

O objetivo é alcançado com a redução da ingestão de glicose presente nos carboidratos e o consequente aumento dos corpos cetônicos e da acidez (pH) no sangue (cetose). Leia com a gente e descubra de maneira completa como funciona e o que é dieta cetogênica!

Como funciona a dieta cetogênica?

As principais fontes de energia são proteínas e gorduras a partir das quais são formados os corpos cetônicos usados pelos músculos e pelo cérebro. Os carboidratos estão quase totalmente ausentes nessa dieta. Os corpos cetônicos são normalmente formados em caso de jejum prolongado ou durante uma febre alta.

Este regime de emagrecimento deve obrigatoriamente ser aplicado com orientação de uma nutricionista por alguns meses para evitar efeitos colaterais ruins à sua saúde como um todo.

Indicações e contraindicações da dieta cetogênica

A dieta cetogênica é indicada, assim como na epilepsia, a pessoas que lutam contra a obesidade grave, contra a enxaqueca, apneia do sono, diabetes, hipercolesterolemia, e hipertrigliceridemia.

A presença reduzida de carboidratos na dieta inibe a síntese do colesterol, ativado pela insulina quando o açúcar no sangue aumenta após uma refeição rica em carboidratos e açúcares.

O aumento da introdução de proteínas alimentares contraindica a dieta em indivíduos com insuficiência renal, hipertensão arterial, insuficiência hepática, diabetes I, gravidez, constipação.

Para não ocorrer síndromes de deficiência de frutas e vegetais (carboidratos), é necessário recorrer a suplementos para suprir as necessidades diárias.

Por que você perde peso?

O que é dieta cetogênica você já sabe, mas por que você perde peso com essa linha de educação alimentar? Muitos perguntam por que você perde peso tão rapidamente com a dieta cetogênica em comparação com outras dietas.

De acordo com pesquisas mais recentes, o mecanismo mais provável que leva à perda de peso com esse tipo de mudança alimentar está no aumento da introdução de proteínas em relação aos carboidratos.

Isso estressa e ativa o metabolismo que “queima mais calorias”. Em suma, aqui estão os mecanismos hipotéticos:

  • Apetite reduzido devido ao efeito saciante das proteínas;
  • Ação sobre os hormônios que controlam o apetite;
  • Ação supressora do apetite por corpos cetônicos que são formados quando a gordura é usada como fonte de energia;
  • Redução da formação de gordura devido à baixa ingestão de açúcar.

As cetonas podem ter efeitos positivos sobre o humor em indivíduos com excesso de peso, exceto na primeira semana, quando pode haver fadiga e sonolência, mas que possuem curta duração.

Essas que também auxiliam no processo de perda de toxinas, da mesma forma que o Detox Caps age. Detox Caps emagrece mesmo pela função desintoxicante que assume em seu organismo logo após o primeiro comprimido.

Os alimentos para comer e aqueles que devem ser evitados na dieta cetogênica

Os princípios básicos da dieta cetogênica são essencialmente:

  • Ingestão reduzida de carboidratos: os carboidratos são o combustível de nossas células, especialmente dos neurônios. Na falta de carboidratos de frutas e vegetais, o corpo “queima” a gordura para obter a energia necessária;
  • Aumento da ingestão de proteínas e gorduras sem aumentar as calorias totais. As gorduras devem ser ricas em poliinsaturados (derivados de frutos secos, azeite virgem extra). Os aminoácidos presentes nas proteínas de origem animal são necessários para produzir a glicose necessária ao corpo.

Os alimentos a serem introduzidos para uma dieta cetogênica correta:

  • Proteínas: carnes vermelhas e carnes brancas, salmão, queijos com baixo teor de gordura;
  • Gorduras: frutas secas, azeite de oliva extravirgem;
  • Carboidratos com baixo índice glicêmico: brócolis, aspargos, cogumelos, aipo, morango, melão, abacate;
  • Os carboidratos de alto índice glicêmico são proibidos: derivados do trigo (macarrão, pão, biscoitos, pizza), arroz, legumes, sorvete e sucos de frutas.

A dieta cetogênica semanal típica

O que é dieta cetogênica semanal típica? Aqui chegamos a um regime semanal de alimentação baseado justamente nessa dieta que é tão difundido em todo o mundo.

O objetivo desta dieta  é não introduzir carboidratos para que as gorduras possam ser usadas como fonte de energia, criando cetose no sangue. Aqui estão apenas alguns exemplos que visam fazer as pessoas entenderem como pode ser montado um cardápio semanal baseado nessa dieta:

  • Café da manhã: iogurte ou leite 200g com cereais. Se preferir salgados, ricota com amêndoas ou nozes pode ser uma ótima opção;
  • Lanche: iogurte ou queijo parmesão;
  • Almoço ou jantar: 150g de carnes brancas/vermelhas. Para acompanhar temos o brócolis ou o feijão vermelho. Iogurte ou morangos após a refeição também são permitidos.

Como fazer a manutenção posterior do cardápio?

Uma vez alcançado o peso desejado, os carboidratos serão gradativamente reintroduzidos e as porcentagens de proteínas e gorduras serão reduzidas. Começaremos com os carboidratos que possuem um índice glicêmico médio até passar para aqueles com um índice glicêmico alto (derivados do trigo).

Duração da dieta cetogênica

Segundo a maioria dos autores, o período mínimo é de 3 a 4 semanas. O regime de emagrecimento não deve exceder 12 meses. É aconselhável, durante a dieta, tirar alguns dias de folga com uma dieta mais balanceada para repor as reservas de glicogênio de seu organismo.

Lembre-se de que não existem efeitos colaterais do Detox Caps, que citamos anteriormente, o que significa que esse remédio milagroso pode acompanhar você nessa dieta por todos os 12 meses máximos que citamos.

Pratique atividade física regular

O exercício físico praticado de forma regular, como uma corrida no parque pelo menos 3 vezes na semana pode ajudar – e muito – a complementar essa dieta. Lembre-se de comer algo antes de sair para a atividade física.

Citamos a corrida, mas também pode ser uma caminhada. É essencial que a atividade seja de caráter leve, já que suas principais fontes de energia estão em falta devido à dieta cetogênica.

É interessante levar o cachorro para passear todos os dias, por exemplo, tomando isso como uma atividade física regular. Adestre o seu cão para garantir a segurança de outras pessoas na rua, assim como a sua.

E então, entendeu o que é dieta cetogênica e como ela funciona? Vai começar a praticá-la? Comente aqui abaixo. Até a próxima!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado