O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou, no fim de semana, um mutirão de colposcopias para diagnóstico e início do tratamento de cânceres ginecológicos. A ação, que atendeu 174 mulheres no Ambulatório de Alta Complexidade em Oncologia, fez parte da campanha Setembro em Flor, promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento ginecológico regular.
Durante sábado (27) e domingo (28), servidores e voluntários realizaram colposcopias, exame indicado para pacientes que apresentaram alterações no preventivo (Papanicolau). O procedimento utiliza um colposcópio, equipamento com lentes de aumento que permite visualizar em detalhe o colo do útero e identificar lesões que não podem ser percebidas a olho nu. Quando necessário, também são coletadas biópsias para análise laboratorial.
A cirurgiã oncológica e organizadora do mutirão, Rayane Cardoso, ressaltou a importância do atendimento.
“A colposcopia detecta com mais precisão alterações nas pacientes. Além de fazer o exame, conseguimos já iniciar o tratamento e evitar que a lesão evolua para um câncer de colo de útero”, explicou.
A estudante Maria, de 22 anos, que iniciou o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Samambaia, destacou a agilidade do processo.
“Esse agendamento foi muito rápido. Em menos de uma semana, já fui chamada para realizar o exame. Durante todo o processo, fui muito bem atendida. Ter essa agilidade para o diagnóstico precoce foi muito importante para mim”, contou.
Campanha Setembro em Flor
Durante setembro, a SES-DF e o Grupo EVA promoveram ações de prevenção e diagnóstico precoce de cânceres que atingem o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Além do mutirão, a campanha contou com aulas, orientações, vacinação contra o HPV, caminhada de conscientização e atendimentos especializados.
“É com muita satisfação que promovemos essas ações, em que conseguimos atender diversas pacientes. Nosso objetivo é conscientizar sobre o câncer feminino e ampliar o acesso à prevenção e ao tratamento”, afirmou Cardoso.
O câncer ginecológico mais prevalente é o causado pelo HPV (papilomavírus humano). A vacinação e o exame preventivo são fundamentais na redução dos casos. Na rede pública do Distrito Federal, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Até o fim deste ano, jovens de 15 a 19 anos também poderão receber a imunização. O imunizante ainda está disponível para pessoas que vivem com HIV ou aids, pacientes transplantados e em tratamento oncológico.
Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)