Menu
Saúde

Inverno reduz sede e pode aumentar risco de doenças renais

Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro alerta para a importância da hidratação na estação mais fria do ano, especialmente entre idosos.

Redação Jornal de Brasília

15/07/2026 9h50

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A queda da temperatura no inverno pode trazer consequências para a saúde dos rins por alterar hábitos de hidratação. Com menor sensação de sede, as pessoas, principalmente idosas, tendem a reduzir a ingestão de água, o que favorece a ocorrência de doenças como cistites e a formação de cálculos renais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

A pasta informa que realiza diagnóstico e tratamento de enfermidades renais nas unidades do Rio Imagem Centro e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O acesso é feito por meio de encaminhamento médico, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), após atendimento em uma Clínica da Família ou unidade básica de saúde da rede municipal.

Entre os sintomas que exigem atenção estão dor intensa na região lombar, dificuldade para urinar, sangue na urina, infecções urinárias recorrentes, perda involuntária de urina e alterações no fluxo urinário. Nesses casos, a orientação é procurar atendimento na unidade básica de saúde, para que a avaliação médica identifique a causa do problema e indique a necessidade de exames especializados.

No Rio Imagem, pacientes com sintomas urinários, como incontinência, bexiga hiperativa e dificuldade para urinar, podem realizar exames de urodinâmica, que avaliam o funcionamento da bexiga e da uretra. A secretaria também informa que uma das opções terapêuticas oferecidas é a litotripsia extracorpórea por ondas de choque, procedimento minimamente invasivo que fragmenta as pedras nos rins para facilitar sua eliminação pela urina.

Além da hidratação, a secretaria recomenda atenção à alimentação. A orientação é aumentar a ingestão de água, de dois a três litros por dia, praticar atividade física e evitar alimentos ricos em sódio e ultraprocessados. Embora o frio não seja a causa direta dessas doenças, hábitos típicos da estação podem elevar o risco.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado