Menu
Saúde

GDF intensifica vacinação contra o sarampo

Com apenas 88,3% da população imunizada, Secretaria de Saúde reforça ações em locais de grande circulação, como o aeroporto de Brasília, para evitar a propagação da doença

Redação Jornal de Brasília

05/09/2025 17h53

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde-DF

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou as ações de imunização contra o sarampo, diante da queda na cobertura vacinal e do risco de novos casos importados. Atualmente, a taxa de pessoas com as duas doses da vacina tríplice viral está em 88,3%, quase 10% abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacina não é exclusiva para crianças. Pessoas de 12 meses a 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade, devem receber duas doses. Já os adultos de 30 a 59 anos precisam tomar uma dose.

O alerta é reforçado pela alta capacidade de transmissão do vírus. Uma única pessoa infectada pode contaminar até 18 pessoas não vacinadas, e a propagação pode ocorrer até seis dias antes do surgimento das manchas vermelhas, sintoma mais conhecido da doença.

Risco de casos importados

Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, o DF é uma região estratégica, com intensa movimentação de pessoas, o que aumenta a atenção das autoridades sanitárias. Em 2025, mais de 200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo o maior número no Tocantins, estado próximo à capital federal.

No DF, apenas um caso foi registrado este ano, classificado como “importado”, ou seja, de uma pessoa que contraiu a doença fora da região. Para reduzir os riscos, a SES-DF promoveu, na semana passada, uma ação de bloqueio vacinal no Aeroporto Internacional de Brasília, que recebeu mais de 1,4 milhão de passageiros em julho de 2025.

“Nosso objetivo foi proteger tanto os trabalhadores quanto os passageiros. Esse tipo de medida é fundamental em locais de grande circulação”, explica Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária à Saúde.

Além das cem salas de vacina abertas em dias úteis, a secretaria prepara ações extramuros, em pontos estratégicos da cidade, priorizando áreas com baixa cobertura vacinal. “Estamos em um momento oportuno de agir. Precisamos da consciência de todos”, reforça Damasceno.

Sintomas e prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa grave que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. Os primeiros sintomas incluem febre alta, tosse persistente, coriza, olhos avermelhados e, posteriormente, manchas vermelhas pelo corpo.

Diante de qualquer suspeita, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de saúde. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e controle da doença.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado