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Está difícil beber água? Conheça formas alternativas de se hidratar

Nem só de três litros de água por dia vive o homem, ou a mulher. Nutricionista ensina como driblar a dificuldade de ingerir água

Apesar da água ser necessária para a saúde física, para muitas pessoas pode ser um desafio ingerir os famosos três litros por dia, e com as baixas temperaturas que tomaram conta de boa parte do país, beber diariamente essa quantidade necessária para o corpo humano fica ainda mais difícil. Mas engana-se quem pensa que somente a água pura conta para a hidratação do corpo.

A nutricionista Beatriz Fausto, da Clínica Corporeum, de Brasília, explica que para quem tem dificuldade, ou não gosta de beber água, algumas táticas podem ser usadas. “Uma sugestão é consumir água saborizada, basta cortar rodelas de limão, laranja ou abacaxi e hortelã, colocar dentro de uma garrafa com água e ir consumindo durante o dia. Assim o líquido fica com um gosto agradável e suave”, aconselha a especialista.

Chás e frutas também são excelentes alternativas para driblar a dificuldade de beber água. A melancia, por exemplo, é uma das frutas que mais hidratam, contendo cerca de 95% de água em sua composição, além de ser rica em vitamina A, B6 e C, potássio, ferro, cálcio, licopeno e ter baixo valor calórico. “As frutas são ótimas aliadas para os dias mais secos, pois são compostas por mais de 70% de água, além de serem ricas em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras”, alerta Beatriz.

As melhores alternativas

Algumas frutas, além da melancia, são mais indicadas para quem deseja ingerir água de uma forma diferente e saudável. A laranja ocupa o segundo lugar no ranking das frutas com mais água em sua composição, com 89,6%, além de ser rica em fibras, antioxidantes, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.

Abacaxi, mamão, melancia e melão também estão na lista das frutas campeãs da hidratação. Mesmo assim, ainda acha difícil levar frutas para o trabalho, faculdade ou escola para consumir durante o dia? Então aposte nos chás!

Quentes ou frios, os chás têm incontáveis benefícios nutricionais. Aposte em chás de camomila, hortelã, frutas vermelhas, gengibre, erva doce, entre outros, mas fique de olho nos ingredientes do rótulo: os que contém cafeína devem ser consumidos com moderação. “Já foi provado que a camomila, por exemplo, ajuda a evitar problemas cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico. O chá de gengibre alivia enjoos, o de erva doce ajuda com as gases e assim por diante. Além de serem uma ótima alternativa para ajudar na hidratação, trazem outros benefícios para o corpo”, explica Beatriz.

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Aos amantes de suco, podem incluí-los na rotina. Os sucos naturais, feitos, de preferência, com a fruta in natura, são excelentes aliados. Mas a nutricionista da Corporeum recomenda: “dê preferência aos sem açúcar!”. Além do mais, uma dieta rica em vegetais contribui para a saúde, emagrecimento e consumo diário de água.

Alguns alimentos são compostos, em sua maioria, por água, sendo ótimas opções na missão de consumir o mínimo indicado de líquidos diários. O alface, por exemplo, possui cerca de 96% de água em sua composição, enquanto o pepino tem 95%. O leite também entra na lista de parceiros, com cerca de 91%.

Indispensável para a saúde

A pergunta que pode ficar é: por que a água é tão importante? Mais de 70% do corpo humano é composto por água, ela ajuda a levar nutrientes como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. Por isso é indicado que, de acordo com as recomendações gerais, cada indivíduo consuma de 30 a 40ml de água por quilo, então uma pessoa com 70kg deve consumir cerca de 2L por dia.

A nutricionista separou 10 ganhos da ingestão de água, para incentivar o consumo: regula a temperatura do organismo; ajuda a eliminar toxinas por meio da urina; ajuda a prevenir infecções urinárias; lubrifica articulações; favorece o funcionamento do intestino; melhora a absorção de nutrientes; auxilia na digestão; favorece o emagrecimento; ajuda no controle da pressão arterial e favorece uma melhor aparência da pele.

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“Para não esquecer de ingerir água, ande sempre com uma garrafinha e conte com a ajuda de aplicativos que emitem notificações para lembrar de beber água durante o dia. Isso ajuda a beber mais líquidos e sem sofrimento!”, finaliza a nutricionista.






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