Menu
Saúde

Cristo Redentor será iluminado em conscientização ao câncer colorretal

Jornal de Brasília

22/03/2021 12h33

DCIM100MEDIADJI_0016.JPG

Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal (CCR), o monumento ao Cristo Redentor recebeu uma iluminação especial na cor azul, no dia 20 de março, às 20h. A ação marca a campanha Março Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), e visa contribuir com a mobilização em prol do estímulo aos hábitos saudáveis, a fim de reduzir os índices de morbidade e mortalidade da doença no país.

Outros monumentos públicos nacionais também receberam ou receberão iluminação em alusão ao Março Azul, como o Congresso Nacional (DF), o Teatro Amazonas (AM), o Palácio de Karnak (PI) e o Memorial da América Latina (SP). A iniciativa busca ampliar a mensagem e relevância do tema para as autoridades, os profissionais de saúde e a sociedade em geral.

“É uma força-tarefa para engajar a todos. Quanto mais cedo ocorrer o rastreamento do câncer colorretal, maiores são as chances de cura e sobrevida do paciente. Nesse sentido, torna-se fundamental aprimorar a qualificação da assistência para detecção da doença e investimentos em medidas preventivas”, explica o presidente da SOBED, Ricardo Anuar Dib.

“O Cristo Redentor abre seus braços mais uma vez pela conscientização. É de grande importância a divulgação de que o diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal são possíveis e que a prevenção depende de cada um”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

PREVENÇÃO – Segundo dados epidemiológicos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o CCR é tido como a segunda neoplasia que mais mata homens e mulheres no Brasil. Excluindo os casos de tumores de pele, fica atrás apenas do câncer de próstata, nos homens; e o de mama, nas mulheres. O 

Inca ainda estima a ocorrência de 40.990 novos casos por ano, entre 2020 e 2022.

“A prevenção é a chave para uma melhor qualidade de vida. O rastreamento assintomático do CCR, através de uma rotina de consultas ao médico e realização periódica de pesquisa de sangue oculto nas fezes, pode ser determinante para o diagnóstico precoce e recuperação do paciente”, reforça Ricardo Dib.

Além de rastrear a doença, a SOBED defende a adoção de hábitos saudáveis como princípios importantes para a redução da incidência do câncer colorretal. Tabagismo, obesidade, alcoolismo, dieta pobre em fibras e sedentarismo são alguns fatores que podem potencializar os riscos.

APOIO – A iluminação do Cristo Redentor é mais uma iniciativa da SOBED que contou com o apoio da SOBED com a Boston Scientific e a Labor-Med, representante exclusiva da Fujifilm no Brasil, para mobilizar ações de tratamento e diagnóstico precoce da doença no País. Esse apoio também auxiliou a promoção de diversas ações sociais para rastreamento do CCR, realizadas pela instituição há cinco anos.

Inúmeros mutirões de colonoscopia em todo o Brasil, ação pontual na cidade de Piranhas e também na nova expedição em Pilar, ambas em Alagoas, foram realizados através da doação de equipamentos, torres de endoscópios e colonoscópio; e apoio na desinfecção dos tubos e aparelhos, assim como toda a logística de entrega e retirada nos locais, pela Fujifilm/Labor-Med.

A Boston também auxiliou a realização dessas iniciativas através da doação de grande volume de acessórios que auxiliam a retirada e coleta de pólipos, além de materiais para análise patológica e procedimentos terapêuticos realizados durante o exame.

Além destes parceiros, a campanha da SOBED conta com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras nove sociedades de especialidades médicas: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado