Menu
Saúde

Café: afinal, quantas xícaras posso beber por dia?

Jornal de Brasília

20/10/2022 0h01

Atualizada 25/10/2022 12h44

Reprodução: Pexels

O café é a bebida mais consumida mundialmente. Além disso, a maioria dos brasileiros amam café e não vivem sem a bebida. Mas sempre surge aquela dúvida, café: afinal, quantas xícaras posso beber por dia?

Pois é, essa é uma pergunta bastante frequente entre os amantes de café expresso. Isso porque o café é consumido em doses grandes por muitas pessoas. Mas vale ressaltar que existe, sim, um número considerável de café que pode ser ingerido durante o dia.

A partir disso, veja a seguir quantas xícaras você pode beber por dia. Com certeza, vale a pena a leitura.

Café em excesso faz mal?

O café é realmente a bebida mais consumida tanto por brasileiros quanto por pessoas fora do país. Isso porque o café possui cafeína e cai bem no paladar da maioria das pessoas. Mas é importante ressaltar que o café em excesso pode não ser muito benéfico à saúde.

Desse modo, é importante explicar de forma mais aprofundada o porquê dele não ser benéfico à saúde quando tomado em excesso. Vale salientar que o café possui cafeína, e a cafeína é uma substância que age no organismo como um estimulante. Então, ela estimula e acelera o organismo.

A partir disso, se ela for consumida em excesso pode causar ao indivíduo ansiedade, tremores, insônia, dores de estômago, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos muito acelerados, nervosismo, irritabilidade e entre outros sintomas. 

Dessa forma, é recomendado tomar um número x de café, não ultrapassando esse número. A partir do momento que você toma café em excesso esses sintomas podem aparecer, então para evitar ele o interessante é tomar o número de doses corretas de café ao longo do seu dia para evitar esse mal estar.

Em contrapartida, se o café é tomado na dose certa e não em excesso ele traz muitos benefícios à saúde e ao organismo. Como por exemplo: estimulante da função cerebral e da memória, combate o cansaço físico e mental, deixa a pessoa mais alerta, promove o bom humor, ajuda no raciocínio.

Além de ajudar no desempenho físico, na concentração, traz boas sensações ao indivíduo, melhora a atenção, aumenta a força e resistência muscular, melhora a capacidade de aprendizado. Então, ele atua em diversos sistemas ajudando e levando ao organismo benefícios.

Por isso, o café é a bebida mais procurada e a mais consumida mundialmente. Assim, se ele for ingerido da forma correta e não ser ingerido em excesso só vai trazer benefícios à saúde do indivíduo. Com certeza, o café é uma bebida importante na vida das pessoas, principalmente, para aqueles que são amantes da bebida.

Café vicia?

O fato de muitas pessoas consumirem café todos os dias e várias vezes do dia surge a seguinte pergunta: mas afinal, o café vicia? A partir disso, é importante ressaltar que o café não vicia porque ele tem somente cafeína em sua composição.

O que acontece, na verdade, é que o indivíduo cria um hábito e esse hábito é o de tomar café. A partir disso, todos os dias quando a pessoa acorda ela se prepara para fazer o seu café e a partir disso o hábito vai se construindo aos poucos.

Então, é difícil parar com esse hábito e ele é confundido com o vício. Mas o café em si ele não vicia. Assim, são hábitos que são criados e que são difíceis de serem desfeitos. Entretanto, não há necessidade de desfazer o hábito visto que o café traz benefícios à saúde quando tomado com moderação. 

Qual a quantidade segura por dia?

Visto que o café é uma bebida bastante consumida pelas pessoas, sempre surge a dúvida da quantidade segura para se tomar por dia. A partir disso, segundo alguns especialistas eles dizem que a quantidade segura por dia que se deve tomar café é:

  • em adulto: no máximo 4 xícaras por dia de café coado (visto que esse adulto é saudável e pesa em cerca de 70kg;
  • em crianças (a partir de 2 anos): no máximo 1 xícara de café coado;
  • em adolescentes: em cerca de 1 xícara de café coado;
  • em gestantes: em torno de 2 xícaras de café coado;
  • sensíveis a cafeína: cerca de 1 xícara de café coado.

Então, essa seria a quantidade ideal para se tomar durante o dia. Vale ressaltar que a quantidade varia de pessoa para pessoa também, conforme visto acima.

Quem deve maneirar na dose de café?

As pessoas que devem maneirar na dose de café são pessoas que são sensíveis ao café. Ou seja, aquelas pessoas que tomam café e sentem os efeitos colaterais como insônia, ansiedade, nervosismo e afins.

Outro ponto a ser ressaltado, é que pessoas que têm ansiedade, gastrite e afins é importante tomar somente uma xícara por dia. Isso porque o café por ser um estimulante pode intensificar dores e a ansiedade. 

Então, é importante tomar cuidado com isso. Por fim, é relevante não tomar café em excesso e evitar esses sintomas e efeitos do café.

Conclusão

O café é realmente a bebida mais consumida em todo o planeta. A partir disso, o café funciona como um estimulante no organismo das pessoas. Dessa forma, ele pode causar alguns sintomas e efeitos se consumido em excesso. 

Do contrário, ele traz muitos benefícios à saúde da pessoa se consumido moderadamente. A partir disso, é importante ressaltar que a quantidade certa de café consumida por dia varia de acordo com as pessoas.

Ou seja, adultos podem tomar até 4 xícaras e crianças no máximo até 1. Mas o recomendado é tomar de forma moderada o café, importante dizer que ele não vicia. Por fim, se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado