Menu
Saúde

Anvisa determina recolhimento de autoteste de covid-19

A Anvisa informou, em nota, que “até o momento, não existe nenhum produto aprovado como autoteste, ou seja, para uso por usuários leigos”

Redação Jornal de Brasília

26/01/2022 11h37

Foto: Agência Brasil

Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais um autoteste de covid-19 teve sua comercialização, distribuição, fabricação e importação suspensa. Além disso, a importação do autoteste meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A também foi suspensa. Na última terça-feira, 25, a agência entrou com a mesma medida com o Autoteste Covid-19 Isa Lab.

A Anvisa informou, por meio de uma nota, que “até o momento, não existe nenhum produto aprovado como autoteste, ou seja, para uso por usuários leigos”.

A determinação de recolhimento e as suspensões do Autoteste Covid-19 Isa Lab foram publicadas na Resolução nº 210. A medida relativa ao outro autoteste foi determinada pela Resolução nº 213. Nenhum dos dois produtos tem registro na Anvisa. No caso do Isa Lab, a agência acrescenta que ele é comercializado por empresa não regularizada.

A denúncia, recebida pela Anvisa em 20 de janeiro, foi considerada prioridade para investigação. “Nessa etapa é avaliado o risco sanitário iminente à saúde da população, e a medida restritiva tem o objetivo de mitigar o risco rapidamente”, informa a agência, que disponibiliza serviço de consulta a produtos irregulares.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado