Menu
Saúde

60% dos professores temem problemas na audição

Especialistas alertam que o risco de perda auditiva intensificou por conta do uso de fones de ouvido na pandemia

Redação Jornal de Brasília

13/10/2021 19h21

Segundo um estudo realizado por Wakefield Research, os locais de trabalho com muito ruído podem desencadear a perda auditiva em professores e esse problema é muito maior do que em outras áreas profissionais. Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) mostram que 35% dos problemas de audição ocorrem por excesso de barulho e fones no ambiente de trabalho.

Gilvânia Barbosa, fonoaudiólogo e especialista em audiologia da clínica Microsom, ressalta que a surdez parcial ou total ocorre pela exposição a ruídos por várias horas. “O profissional fica exposto ao nível de pressão sonora acima de 85 decibéis (dB)”, explica o especialista. 

A fonoaudióloga alerta, ainda, para os sintomas: “Os professores precisam estar atentos se estão com zumbido, dificuldade para compreender a fala, tonturas, dores de cabeça, alteração no sono, intolerância a sons e até perda da capacidade de identificar origem de fontes sonoras”, diz.

Caso haja a necessidade de usar fone de ouvido por muitas horas, a especialista recomenda não usá-lo por mais de quatro horas, fazer um intervalo de 15 minutos sem o fone a cada uma hora e ter um descanso periódico dos canais auditivos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado