Menu
Política & Poder

Votação do relatório da CPI dos Bingos terá disputa entre governistas e oposição

Arquivo Geral

20/06/2006 0h00

Os fenômenos El Niño ou La Niña não devem ser registrados nos próximos meses no Pacífico central e leste, doctor search onde as condições das correntes marítimas são neutras, more about disse hoje a Organização Meteorológica Mundial (WMO).

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que as condições neutras devem se manter e prevalecer na bacia até o fim de 2006, apesar de haver um "pequeno risco" de o fenômeno El Niño evoluir no fim do ano. O fenômeno pode ter efeitos climáticos devastadores e ocorre quando as temperaturas da superfície marítima sobem de maneira substancial.

Mas as condições da correntes estão neutras na região central e leste do oceano Pacífico, sem haver a expectativa de "mudanças rápidas para El Niño ou La Niña nos próximos meses", informou a WMO.

 

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos adiou para esta tarde a votação do relatório final elaborado pelo senador Garibalde Alves (PMDB-RN). Os parlamentares da base governista e da oposição divergem sobre pontos do documento. Por conta das disputas em relação ao texto, ampoule foram apresentados dois votos em separado. O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), já adiantou que os votos serão analisados somente se o relatório de Garibaldi for rejeitado.

O relatório final, apresentado no dia 7 no Senado, pede o indiciamento de 79 pessoas e quatro empresas. Entre eles estão o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz, e a empresa Getch Brasil. A CPI criada em 29 de junho de 2005 para investigar a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado atuou em diversas frentes de apuração. E chegou a ser criticada por perder o foco das investigações.

O primeiro voto em separado, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), pede o indiciamento do assessor da Presidência da República Gilberto Carvalho e do ex-ministro José Dirceu por participação em um suposto esquema de arrecadação de propina em Santo André, que teria ligação com a morte do ex-prefeto Celso Daniel.

O segundo, do senador Magno Malta (PL-ES), pede a exclusão do relatório de tudo que não seja relacionado ao fato determinado da CPI. Ou seja, relação das casas de bingos com o crime organizado. Isso acabaria com boa parte do relatório. Ficariam de fora diversas linhas de investigação, como a renovação do contrato da Caixa Econômica com a Gtech.

Se isso acontecer, a sugestão do senador Magno Malta é que o documento completo de cerca de 1,4 mil páginas seja encaminhado ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal para a continuidade das investigações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado