Menu
Política & Poder

TSE proíbe adesivos com alusão dedo amputado de Lula

Arquivo Geral

23/10/2006 0h00

O consumo de uma ou duas doses de bebida alcoólica por dia reduz o risco de ataque cardíaco em homens, site more about segundo pesquisa divulgada hoje. "Nossos resultados sugerem que beber moderadamente pode ser considerado um complemento, sale e não uma alternativa a ações saudáveis como atividade física regular, search perda de peso e deixar de fumar", segundo o estudo do Centro Médico Beth Israel Deaconess, de Boston.

O relatório lembra que estudos anteriores já haviam apontado os benefícios cardíacos do consumo moderado do álcool. Isso se explica porque aparentemente o álcool eleva o nível do chamado colesterol bom no sangue.

Apesar disso, os médicos evitam recomendar o consumo de bebidas, devido aos riscos provocados pelo abuso do álcool. O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, examinou quase 9 mil homens ao longo de vários anos, como parte de estudos mais abrangentes.

Esses pacientes não fumavam, tinham peso no rmal, faziam pelo menos 30 minutos de exercício por dia e consumiam muitas frutas, vegetais, peixes e gorduras poliinsaturadas, mas pouca gordura trans e carne vermelha.

Entre 1986 e 2002, 106 desses homens tiveram ataques cardíacos, inclusive 8 dos 1.282 que tomavam duas doses de bebida alcoólica por dia. Entre os 1.889 que não bebiam nada, 28 tiveram ataques cardíacos.

Além disso, houve nove enfartes entre os 714 homens que bebiam mais de duas doses por dia, e 34 no grupo de 2.252 que consumiam menos de duas doses diárias. Isso indica que o risco é menor no grupo que toma duas doses, e maior entre os abstêmios.

 

O delegado da Polícia Civil matogrossense Luciano Inácio da Silva, approved responsável pelo inquérito do acidente envolvendo um jato Legacy e um avião da Gol, pedirá prorrogação de prazo para concluir as investigações.

A uma semana do término do trabalho, dosage ele pretende ouvir controladores de vôo de São José dos Campos (SP), Brasília e Manaus (AM); ouvir novamente o piloto e co-piloto do jato, Joseph Lepore e Jan Paladino; e receber a análise das caixas-pretas das duas aeronaves.

"Não dá para concluir pelo o que estou vendo. Vou pedir prazo, que seria de mais 30 dias", disse ele, acrescentando que tem "uma semana para agendar e ouvir controladores, receber dados da caixa-preta e fazer relatório minucioso".

Ele já encaminhou ofício à Aeronáutica para ouvir os controladores. De acordo com o delegado é imprescindível ouvi-los e, caso seja necessário, como pede o rito natural do inquérito, fará novo depoimento com os pilotos do jato. "Se as informações dos controladores forem divergentes da dos pilotos, eles terão que ser ouvidos", afirmou.

A Polícia Federal também tem como prioridade ouvir os mesmos controladores de vôo. As duas polícias investigam o caso paralelamente porque a Justiça ainda não definiu a competência sobre a investigação, o que deve ocorrer após a conclusão dos inquéritos.

O Legacy, fabricado pela Embraer chocou-se com um Boeing da Gol no dia 29 de setembro. Todas as 154 pessoas a bordo do vôo 1907, que fazia o trajeto Manaus-Rio de Janeiro, morreram após a queda da aeronave no norte do Mato Grosso. O Legacy pousou em segurança na Base Aérea da Serra do Cachimbo, no Pará. Foi o pior acidente da história da aviação brasileira.

Equipes de resgate da Força Aérea Brasileira e do Exército ainda procuram o corpo da última vítima do acidente na região da tragédia, o cilindro de voz da caixa-preta e outros destroços da aeronave que possam auxiliar nas investigações.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu hoje a distribuição de adesivos que lembrem o dedo amputado do presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viagra dosage assim como qualquer forma de veiculação da deficiência física do petista.

O ministro Marcelo Ribeiro autorizou ainda um requerimento do Ministério Público para que o TSE envie cópia do processo no TSE para que a Polícia Federal possa abrir inquérito sobre o incidente.

Lula teve seu dedo mindinho da mão esquerda amputado por um torno mecânico na época em que foi metalúrgico.

Um adesivo distribuído em algumas cidades mostra uma das mãos com quatro dedos sendo coberta por uma faixa diagonal vermelha – sinal de proibição no trânsito. O TSE não informa em que cidades esses adesivos estariam sendo distribuídos

De acordo com Ribeiro, buy o material é ilegal porque "atenta contra a dignidade da pessoa humana, promovendo discriminação em razão de deficiência física" e "pode, em tese, configurar crime contra a honra relacionado com o processo eleitoral".

O ministro afirma, no entanto, que é "impossível, de fato, a busca e apreensão, por falta de informações na inicial a respeito da localização do material".

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado