Menu
Política & Poder

TSE ouvirá especialistas sobre TI para apurar investigações contra campanha de Bolsonaro

O tribunal solicitou que o WhatsApp passe informações das linhas registradas em nome de empresas investigadas e de seus donos

Aline Rocha

16/12/2019 9h55

Foto: Sérgio Amaral/STJ

O ministro Og Fernandes, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que ouvirá especialistas em Tecnologia da Informação (TI) para conduzir a ação judicial de investigação eleitoral que apura se a campanha do presidente Jair Bolsonaro cometeu abuso de poder econômico por meio do aplicativo de troca de mensagens, WhatsApp. 

O corregedor afirmou ao UOL que “é um caso difícil”. O processo, que já está em andamento há mais de um ano, apura se empresas de informática foram pagas, por meio de caixa dois, para fazer envios em massa de milhares de mensagens pelo aplicativo por meio de robôs, divulgando as chamadas fake news. 

Em entrevista ao portal, o ministro disse que pretende estudar a matéria, “conversar com pessoas do segmento para obter um mínimo de expertise sobre o tema em debate, que me propicie, com segurança, decidir de uma maneira ou de outra”. 

Ele não informou, entretanto, quando vai consultar estes especialistas. O TSE solicitou que o WhatsApp passe informações das linhas registradas em nome de empresas investigadas e de seus donos. Como resposta, o aplicativo afirmou ter encontrado apenas três linhas banidas por disparos em massa, sendo uma delas a Yacows, que prestou serviço na campanha do presidente. 

Og deixa o cargo de corregedor em agosto de 2020, mas disse que a investigação deverá durar o tempo necessário para se chegar à verdade, sem se importar com a duração de seu mandato. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado