Pesquisa Real Time Big Data sobre o cenário eleitoral em Belo Horizonte divulgada nesta quinta-feira, 26, mostra que o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa com 27% das intenções de voto. O deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece com 19% e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) tem 17%.
A deputada federal Duda Salabert (PDT), o vereador Gabriel Azevedo (MDB) e o deputado federal Rogério Correia (PT) estão empatados numericamente, cada um com 8% de menções. O senador Carlos Viana (Podemos) tem 2%, enquanto Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU) não pontuaram. Indecisos somam 5%, enquanto outros 6% dos eleitores belo-horizontinos pretendem votar em branco ou anular.
A pesquisa do Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09356/2024.
Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 19 de setembro, Tramonte oscilou dois pontos para baixo, indo de 29% a 27%, enquanto Engler e Noman oscilaram um ponto para baixo cada. O deputado federal do PL registrou 20% na pesquisa anterior, indo a 19% na sondagem mais recente, enquanto o prefeito da capital mineira foi de 18% a 17% no mesmo período.
Segundo turno
A pesquisa Real Time Big Data também avaliou dois cenários de segundo turno. Contra Fuad Noman, Mauro Tramonte tem 43% e o atual prefeito, 37%. Nesse cenário, são 10% os indecisos e 10% votam nulo ou branco.
Ante Bruno Engler, o candidato do Republicanos tem 46% e Engler, 33%. Entre os dois, são 10% os indecisos e 11% votam branco ou nulo.
Pesquisa espontânea
Além do cenário estimulado, em que o agente da pesquisa expõe ao entrevistado quais são as opções de voto no pleito, a Real Time Big Data também realizou a pesquisa espontânea, na qual não há a indicação de quais são os candidatos e o entrevistado diz a intenção de voto por conta própria.
Nessa modalidade de pesquisa, Tramonte é a opção de voto de 18% dos entrevistados. O apresentador de TV é seguido por Bruno Engler, com 15% de menções, e Fuad Noman, com 14%. Apesar de liderar as citações na pesquisa espontânea, Tramonte está em empate técnico com Engler e Noman estão empatados tecnicamente.
Duda Salabert tem 6% na espontânea, seguida por Gabriel Azevedo e Rogério Correia, ambos com 4%. Carlos Viana registra 1% de menções, enquanto a soma de outros nomes citados equivale a 2%.
Nulos e brancos são 9%, enquanto 27% dos entrevistados, na pesquisa espontânea, não sabem indicar sua intenção de voto.
Rejeição
Segundo a pesquisa Real Time Big Data, Duda Salabert registra o maior índice de rejeição entre os candidatos a prefeito de BH. São 60% os eleitores que “não votariam” na deputada federal do PDT.
O segundo maior índice de rejeição é o de Rogério Correia, que apresenta 57% de menções negativas. O petista é seguido por Carlos Viana, que apresenta 56% de rejeição.
Entre os três candidatos mais bem colocados no cenário estimulado, a rejeição de Engler é de 47%, a de Fuad Noman, 42%, e a de Tramonte, de 35%.
Estadão conteúdo