Menu
Política & Poder

Tarcísio anuncia novos trens de SP para Santos e São José e PPP para construção de escolas

As linhas intercidades irão ligar a capital paulista a Santos, no litoral sul, e à cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba

Redação Jornal de Brasília

23/05/2024 21h53

Foto: Agência Brasil

MARIANA ZYLBERKAN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (23) a implementação de duas linhas de trens intercidades, além de dois VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) que irão operar no interior do estado, e contratos de parceria público-privada para a construção de 33 escolas estaduais.

As linhas intercidades irão ligar a capital paulista a Santos, no litoral sul, e à cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Os VLTs irão atender as regiões de Campinas e Sorocaba.

Em relação à PPP de escolas estaduais, o governador disse que a iniciativa privada irá ser responsável pela governança e zeladoria dos endereços, como os serviços de limpeza e alimentação, e que a parte pedagógica irá continuar sob gestão da Secretaria de Educação. “Isso desobriga o diretor de escola, os professores, de cuidar da zeladoria”, disse o governador.

A ideia, segundo Tarcísio, é publicar o edital no final do mês de maio, e fazer o leilão em setembro, em duas etapas. As novas escolas irão atender 29 cidades e oferecer 35,1 mil vagas no ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) e médio. Os investimentos serão de R$ 2,1 bilhões ao longo dos 25 anos da concessão, segundo a gestão estadual.

As cidades a serem atendidas pelas novas unidades serão Araras, Bebedouro, Campinas, Itatiba, Jardinópolis, Lins, Marília, Olímpia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Taquaritinga, Aguaí, Arujá, Atibaia, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Itapetininga, Leme, Limeira, Peruíbe, Salto de Pirapora, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano.

Em Campinas, a previsão é que o VLT ligue o aeroporto de Viracopos a cidades do entorno. A estimativa é que os investimentos nos trens fiquem em torno de R$ 60 bilhões.

Especiais

Não há lightboxes disponíveis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado