Menu
Política & Poder

Senador Sérgio Petecão será relator setorial do Orçamento da União para a Defesa

O relatório prevê investimentos que deverão movimentar mais de R$ 65 bilhões ainda este ano

Redação Jornal de Brasília

21/02/2021 12h39

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.Plenário discute Medida Provisória N° 650, de 2014 que dispõe sobre a reestruturação da Carreira Policial Federal, alterando a Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) será responsável por elaborar o relatório do Orçamento da União que abrange o Ministério da Defesa, Aeronáutica, Exército e Marinha.

Segundo o senador, o relatório prevê investimentos que deverão movimentar mais de R$ 65 bilhões entre as respectivas áreas neste ano. A peça contemplará inúmeros projetos, tendo destaque o que prevê a implementação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON. Este projeto incrementará a capacidade de monitorar as áreas de fronteira, aumentando a segurança e coibindo delitos transfronteiriços e ambientais, beneficinado, principalmente a Região Amazônica e também a área denominada Amazônia Azul.

Com 7,4 mil quilômetros de costa, o Brasil tem, sob sua jurisdição, 3,5 milhões de quilômetros quadrados (km2) de espaço marítimo. Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.

O relatório contemplará ainda, adequação da infraestrutura de 37 Pelotões Especiais de Fronteira da Região do Calha Norte, aquisição de helicópteros para emprego das Forças Armadas e desenvolvimento de tecnologia de interesse da Defesa Nacional, entre outros. “Trata-se de um área importante para a Amazônia e essencial para o Brasil e todo o mundo”.

Senador Petecão em recente visita à Comunidade Aldeia Nova Aliança – Santa Rosa dos Purus/AC. Foto: Divulgação

As ações da Defesa englobam projetos no Calha Norte e Exército (ambos responsáveis pela realização de obras estruturantes) e setores fundamentais para o desenvolvimento de tecnologia, comunicação e engenharia nacional. Para o Senador, “estamos com a oportunidade de garantir um tratamento diferenciado para a nossa Amazônia, o meu estado e todo o Brasil”, concluiu. Profundo conhecedor da região, o parlamentar que ocupa seu segundo mandato no senado assume, com essa comissão, responsabilidade estratégica para o desenvolvimento da Amazônia, bem como do Acre e das demais regiões do Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado