Menu
Política & Poder

Senador Álvaro Dias critica Lula por ter usado colar com folha de coca

Arquivo Geral

25/08/2009 0h00

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) criticou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter usado um colar feito de folhas de coca na recente visita que fez à Bolívia e afirmou que, com essa ação, ele deu um “estímulo às drogas”.

“Lula, falando a favor da reeleição de (o presidente da Bolívia) Evo Morales, usando um colar de folhas de coca (…). Não me parece uma imagem adequada, não me parece uma postura didática, pedagógica. Ao contrário, parece ser um estímulo às drogas”, disse Dias, segundo um boletim da “Agência Senado”.

“O Governo boliviano estimula o narcotráfico e Brasil foi a principal vítima disso”, acrescentou o senador, que qualificou a Bolívia como “país que, ostensivamente, não coopera no combate ao narcotráfico na região”.

Lula visitou Morales no sábado na região boliviana de Chapare, reduto político dos sindicatos de produtores de folha de coca que apoiam o líder indígena e dos quais ainda é seu líder máximo, mas de forma mais bem simbólica.

Em Chapare os dois líderes apareceram em fotos com colares feitos de folhas de coca, a matéria-prima com a qual se fabrica a cocaína.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado