Menu
Política & Poder

Sem comprovação de crime, deputado José Guimarães tem processo finalizado

Em 2005, um assessor do deputado foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com dinheiro escondido na cueca e em uma mala de mão

Marcus Eduardo Pereira

20/08/2021 19h59


O juiz federal Danilo Fontenele Sampaio, da 11ª Vara Federal do Ceará, encerrou o processo que envolvia o deputado federal José Guimarães (PT-CE) no caso que ficou conhecido como “dólares da cueca”. A decisão desta quinta-feira (19) extingue a punibilidade após 16 anos dos fatos, sem que fosse possível comprovar qualquer participação criminosa por parte do parlamentar, finalmente pôs fim à questão.

Em 2005, um assessor do deputado foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com dinheiro escondido na cueca e em uma mala de mão. Inicialmente, a suspeita era de que o parlamentar pudesse estar envolvido, o que nunca foi comprovado.

Para o advogado de José Guimarães, Marcelo Leal, a decisão encerra definitivamente o caso. “Depois de 16 anos o Estado não conseguiu comprovar nenhuma participação de José Guimarães, que já havia sido inocentado anteriormente em decisão de mérito de ação de improbidade perante o Superior Tribunal de Justiça(STJ). Esta decisão vem colocar fim a 16 anos de angústias e injusta condenação pública de alguém que sempre se mostrou inocente”, avalia Marcelo Leal.

Confira a sentença:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado