Menu
Política & Poder

Ricardo Barros é ouvido pela CPI da Covid nesta quinta

Líder do governo deve falar sobre negociação com Covaxin e relação com a Precisa Medicamentos

Willian Matos

12/08/2021 7h11

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A CPI da Pandemia recebe nesta quinta-feira (12) o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR). Barros é tido como o chefe das negociações para a compra da vacina Covaxin, cujo contrato foi cancelado pelo Ministério da Saúde após apurações da CPI.

O nome de Ricardo Barros veio à tona após depoimento do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Miranda disse que sabia das irregularidades na compra da Covaxin e, ao tentar alertar Jair Bolsonaro, teria ouvido do presidente da República que Barros estaria à frente do negócio.

Senadores também buscarão esclarecer a relação de Barros com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, que intermediou a venda de vacinas da Covaxin para o Ministério da Saúde. O ex-diretor de logística da pasta, Roberto Dias, já chegou a admitir que é atípico haver intermediadores em compras como esta. Nas aquisições da AstraZeneca, da Coronavac e da Pfizer, por exemplo, o negócio ocorreu diretamente com os fabricantes.

O requerimento de convocação foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O depoimento deveria ter ocorrido há semanas, mas o recesso parlamentar adiou a data. Ressalta-se ainda que a CPI já fez o pedido de quebra de sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático do deputado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado