Menu
Política & Poder

Randolfe quer convocar Bolsonaro à CPI da Covid

Para o vice-presidente da CPI, Bolsonaro teve “participação direta ou indireta” nos fatos analisados pela comissão

Redação Jornal de Brasília

26/05/2021 10h09

Foto: Agência Senado

Willian Matos e Geovanna Bispo
[email protected]

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid no Senado, deve apresentar nesta quarta-feira (26) um requerimento solicitando a presença do presidente Jair Bolsonaro à comissão.

Na visão de Randolfe, “a cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”. A comissão já ouviu oito depoentes, entre membros e ex-membros do governo e pessoas que tiveram contato direto com o Executivo.

Como exemplos, Randolfe cita o “estímulo ao uso indiscriminado de medicamentos sem eficácia comprovada”, como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina, bem como o incentivo “à tese da imunidade de rebanho” e “o boicote sistemático à imunização da população, deixando de adquirir vacinas da Pfizer em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, atacando a China e a vacina Coronavac”.

“Portanto, diante dos fatos, proponho o presente requerimento para convocação do senhor Jair Messias Bolsonaro perante essa Comissão para explicar esses graves fatos que contribuíram para a perda de quase meio milhão de cidadãos brasileiros”, concluiu Randolfe em seu pedido.

Caberá ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), aprovar ou não o requerimento. A análise deste e de outros pedidos deve começar em breve, às 10h. Dez governadores e sete prefeitos poderão ser convocados.

Veja o pedido de Randolfe que deve ser analisado pela CPI nesta quarta (26):

DOC-REQ 6952021 – CPIPANDEMIA-20210526-2 by Jornal de Brasília on Scribd

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado