Política & Poder

Propaganda irregular é o maior problema enfrentado pelo TRE

Por Arquivo Geral 01/10/2006 12h00

A propaganda irregular de candidatos, this mind principalmente ao cargo de deputado distrital, order é o maior problema que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enfrenta até agora nas eleições do DF. Para evitar o crime eleitoral, help a Belacap colocou 60 caminhões nas ruas da cidade, até as 3h da madrugada deste domingo, para recolher material de campanha. O procedimento, no entanto, não evitou que a cidade amanhecesse abarrotada de propaganda irregular em vários pontos.

Funcionários do TRE vão fotografar as áreas mais críticas para depois abrir processos contra os candidatos. Segundo o juiz eleitoral Fábio Fernando de Almeida Fonseca, os candidatos podem ser processados por propaganda eleitoral irregular e abuso de poder econômico.

Veículos irregulares
Vários carros com outdoors de candidatos foram surpreendidos em seções eleitorais em todo o DF. O número de veículos apreendidos ainda não foi divulgado, mas chegou ao ponto de exceder a lotação do pátio do Detran. Alguns tiveram que ser transferidos para a sede da Polícia Federal. Os casos estão sendo configurados como boca-de-urna, que é crime eleitoral. Caso sejam confirmados, podem implicar na cassação dos candidatos envolvidos.

Outro problema no começo das votações foram as campanhas de boca-de-urna. O TRE confirmou casos em Ceilândia e Taguatinga. Um candidato a deputado distrital, que não foi identificado, chegou a ser surpreendido em flagrante. Mas, alertado por fiscais, desistiu do ato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar