Menu
Política & Poder

Procuradoria Eleitoral quer multar Tarcísio por uso de policial federal em tiroteio em Paraisópolis

Campetti acompanhava Tarcísio e integrava sua equipe de segurança em outubro, quando um tiroteio em Paraisópolis interrompeu a campanha

FolhaPress

09/01/2023 18h53

Foto: Reprodução

Carolina Linhares
São Paulo, SP

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo pede que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) seja multado sob acusação de que o policial federal Danilo César Campetti atuou em sua campanha eleitoral, o que é proibido. A ação será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, Campetti acompanhava Tarcísio e integrava sua equipe de segurança no dia 17 de outubro, quando um tiroteio em Paraisópolis interrompeu a campanha do então candidato.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do governador e aguarda a manifestação a respeito da ação eleitoral.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, há prova de que Campetti empregou seus instrumentos de trabalho (arma e distintivo) em benefício de Tarcísio, o que é proibido. A lei eleitoral, buscando equilíbrio entre os candidatos, veda que agentes, serviços e recursos públicos sejam utilizados para beneficiar algum postulante.

“A ação demonstra que a chapa fez uso de bens móveis públicos e de serviços prestados pelo servidor público Danilo César Campetti, em ato de campanha em 17 de outubro de 2022. O servidor utilizou indevidamente sua arma e distintivo oficial na ocasião, bens móveis pertencentes ao órgão público ao qual está vinculado (Polícia Federal)”, afirma a assessoria da procuradoria em nota.

O próprio Ministério Público, porém, afirma na ação que a participação de Campetti na campanha não é um fato relevante o suficiente para provocar uma diferença de votos a favor de Tarcísio e, por isso, não cabe pedir a cassação de seu diploma de eleito, apenas aplicar uma multa.

Tarcísio e a sua equipe visitavam um projeto social que inaugurou um polo universitário. Não houve feridos entre os integrantes da comitiva. Um homem de 38 anos morreu no tiroteio -segundo a polícia, ele tinha registro sob suspeita de roubo.

Imagens do ocorrido mostram Campetti, o agente bolsonarista, com arma em punho durante a saída de pessoas do prédio onde Tarcísio estava. Ele foi candidato a deputado estadual pelo Republicanos e ficou com uma vaga de suplente –segundo a assessoria de Tarcísio, ele estava de folga no dia da ocorrência e acompanha as agendas por ter relação pessoal com o candidato.

Um áudio obtido pela Folha de S.Paulo aponta que um integrante da campanha de Tarcísio mandou um cinegrafista da Jovem Pan apagar imagens do tiroteio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado