Menu
Política & Poder

Presidente da Caixa é criticada por governo e aliados após cobrança por Pix

Mesmo que feita por outras instituições bancárias, a avaliação dos aliados do presidente é de que o anúncio foi feito errado

Redação Jornal de Brasília

24/06/2023 11h23

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Com o anúncio de cobrança de tarifa em transferências via Pix feita por pessoas jurídicas, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, foi criticada por integrantes do governo, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, fontes afirmam que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi um dos que ficaram contrários ao saber da medida. A decisão surpreendeu e foi suspensa por Lula.

Mesmo que feita por outras instituições bancárias, a avaliação dos aliados do presidente é de que o anúncio foi feito errado. O assunto, segundo eles, deveria ter sido debatido no governo e antecipado por uma campanha. Efetuado como foi, o anúncio deu vazão para críticas da oposição.

A atuação de Serrano, ainda segundo o jornal Folha de S. Paulo, é criticada pelo governo e vista de forma insatisfatória. Entre os pontos, estão o ritmo para liberação de recursos e demora na aprovação de projetos.

Segundo interlocutores ouvidos pela Folha, a presidente ainda não teria se adaptado ao cargo e enfrenta dificuldade na comunicação com as demais pastas. A permanência de servidores nomeados na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também incomoda.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado