Menu
Política & Poder

Polícia Federal: casos mais graves de crimes eleitorais estão no DF

Arquivo Geral

01/10/2006 0h00

Os jornais espanhóis El Mundo e El País e os argentinos La Nación e Clarín destacaram em sua edição deste domingo a possibilidade de haver disputa de segundo turno nas eleições presidenciais no Brasil.

Baseados nas últimas pesquisas eleitorais, approved page divulgadas no sábado à noite, pills eles afirmam que é grande a chance de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentar o candidato do PSDB Geraldo Alckimin em um segundo turno.

O Clarín e o El País afirmaram que a perda da popularidade de Lula foi causada pelo escândalo da compra de um dossiê contra o tucano José Serra, candidato ao governo de São Paulo.

O El País e o La Nación ainda lembraram que as eleições acontecem quando o Brasil "ainda sofre" com o "pior acidente aéreo de sua história".

O filho do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello (PRTB), prostate Fernando James (PRTB), foi detido pela Polícia Federal com material de boca de urna de seu pai, que é candidato ao Senado por Alagoas.

Fernando James foi liberado e responderá a inquérito policial. Ele é vereador pelo município de Rio Largo.

Depois de eleger o maior número de prefeitos em 2004, site o PMDB também deve eleger nestas eleições o maior número de governadores, podendo assumir a administração de dez Estados, de acordo com institutos de opinião.

Mas as pesquisas mais recentes indicam que nos sete Estados onde governa o PMDB, apesar da vantagem nas pesquisas, a decisão deve acontecer somente no segundo turno no Rio de Janeiro (Sérgio Cabral), Rio Grande do Sul (Germano Rigotto) e Paraná (Roberto Requião).

Governadores peemedebistas estão na frente também em Santa Catarina (Luiz Henrique), Espírito Santo (Paulo Hartung), Tocantins (Marcelo Miranda) e Amazonas (Eduardo Braga).

O PMDB também aparece como favorito em Goiás (Maguito Vilela) e Mato Grosso do Sul (André Puccinelli). No Rio Grande do Norte, pesquisa Ibope mostra pequena vantagem de Garibaldi Alves sobre a governadora Wilma Faria (PSB).

No Rio Grande do Sul, a disputa é acirrada, com Rigotto liderando por pequena margem e Olívio Dutra (PT) e Yeda Crusius (PSDB) praticamente empatados, segundo as últimas sondagens.

"Não estou pensando nesta hipótese de não disputar o segundo turno" , disse Dutra a jornalistas após votar.

"Todos estão de olho em uma disputa onde há chance de uma mulher chegar ao governo", disse Yeda Crusius.

No Rio de Janeiro, o peemedebista Sérgio Cabral não quis cantar vitória já no primeiro turno, diante das mais recentes pesquisas que sugerem a possibilidade de nova rodada em 29 de outubro.

"Os mineiros falam e eu sempre repeti isso na minha campanha, que eleição e mineração só depois da apuração. O que eu espero é ter uma vitória no primeiro turno, mas vamos aguardar" , afirmou Cabral a jornalistas após votar.

PSDB deve manter boa posição

A boa votação nos Estados aumenta o cacife dos partidos nas negociações para futuras alianças políticas. Os governadores têm influência sobre deputados e senadores de seus Estados no Congresso, podendo ser bastante úteis na arregimentação de votos no Parlamento.

Além do PMDB, o PSDB é outro partido com forte influência nos Estados. Os tucanos elegeram sete governadores em 2002 e devem ficar com seis neste pleito.

De acordo com as pesquisas, o partido manterá o poder em quatro Estados: São Paulo (José Serra), Minas Gerais (Aécio Neves) , Pará (Almir Gabriel) e Roraima (Ottomar Pinto). Há também uma boa chance de manter o governo da Paraíba, onde Cássio Cunha Lima concorre à eleição em uma disputa acirrada com o peemedebista José Maranhão.

O PSDB deve perder, no entanto, o governo de dois Estados: do Ceará, onde o ex-tucano Cid Gomes (PSB) lidera as intenções de voto com ampla vantagem, e de Goiás, onde o tucano Marconi Perillo passou o cargo a Alcides Rodrigues, do PP, para concorrer ao Senado. O favorito na disputa é Maguito Vilela (PMDB), seguido muito de perto por Rodrigues.

Os tucanos têm, porém, a chance de agregar um novo governo, o de Alagoas, onde Teotônio Vilela Filho empatou nas pesquisas com João Lira, do PTB.

Em São Paulo, a vantagem de cerca de 30 pontos de Serra sobre o segundo colocado, o senador petista Aloizio Mercadante, indica vitória já no primeiro turno. "Minha expectativa é de vitória no primeiro turno e de Alckmin no segundo turno", disse Serra, referindo-se ao candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin.

Em Minas Gerais, o governador tucano que busca a reeleição, Aécio Neves, tem 81% dos votos válidos, segundo sondagem Datafolha.

PFL no Norte e no Nordeste

O PFL, influente no Norte-Nordeste, pode ficar com quatro Estados. O partido deve manter o poder na Bahia, onde o governador Paulo Souto, apoiado por Antônio Carlos Magalhães, tem 44% das intenções de voto, segundo o Ibope, apenas pouco acima do total de votos válidos necessários para vencer o petista Jaques Wagner, que cresceu nos últimos dias.

Questionado, após votar, se estava preparado para um segundo turno, Souto disse a jornalistas: "Não, estou pensando muito firmemente em decidir as eleições ainda hoje. Sou candidato a mais quatro anos de um governo novo, com novas idéias de acordo com as novas demandas do Estado".

Animado com o desempenho recente, Wagner votou em Arembepe, a 50km de Salvador.

" Considero essa vitória na Bahia a mais importante, porque aqui ainda existe o que há de mais atrasado na política. Essa eleição está sendo acompanhada com muito carinho, inclusive pelo presidente Lula", disse o petista a jornalistas.

O partido também deve recuperar o governo do Maranhão, que era do PFL mas passou para o PSB quando o governador José Reinaldo Tavares rompeu com a família Sarney e deixou o partido em 2004. Roseana Sarney lidera a disputa com 60% das intenções de voto.

O PFL pode ficar ainda com o governo de Pernambuco (Mendonça Filho) e é o franco favorito ao governo do Distrito Federal (José Roberto Arruda).

A sigla deve, no entanto, perder o governo de Sergipe, onde o petista e ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, pode derrotar o atual governador João Alves já no primeiro turno.

PT E PPS

O PT, que e legeu três governadores em 2002, vai perder o governo do Mato Grosso do Sul, mas deve manter os governos do Acre e do Piauí e vencer em Sergipe.

No Mato Grosso do Sul, governado nos últimos oito anos por Zeca do PT, o peemedebista André Puccinelli lidera as pesquisas por uma ampla margem e deve se eleger ainda no primeiro turno.

No Acre, Jorge Viana deve fazer o sucessor, com a eleição do petista Binho Marques, e, no Piauí, o atual governador Wellington Dias é o franco favorito.

O PPS pode ficar com dois Estados: Mato Grosso (Blairo Maggi) e Rondônia (Ivo Cassol). O PDT deve eleger apenas um governador: Waldez Góes, no Amapá.

Um eleitor paranaense morreu hoje vítima de um infarto no momento exato em que votava, website like this informaram fontes oficiais.

Jair Garcia de Freitas, viagra sale de 69 anos, erectile caiu no chão enquanto digitava os números de seus candidatos em um colégio municipal na periferia de Curitiba.

O presidente da mesa eleitoral, Sergio Luiz Versolato, declarou à imprensa que o homem conseguiu votar nos primeiros entre cinco candidatos. Esses votos serão contabilizados. Os demais, entre eles o para presidente, serão considerados votos em branco.

A Polícia Federal informou no início desta tarde que a eleição ocorre em clima de tranqüilidade em todo o País, sildenafil mas que no Distrito Federal estão os casos mais graves da manhã. De acordo com o coordenador-geral de Segurança, delegado Lázaro Moreira da Silva, esse clima é resultado, principalmente, das mudanças implantadas na Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) que estabeleceu maior controle da propaganda eleitoral.

Ele informou que os 8 mil policiais federais em atividade neste domingo em todo o País tiveram pouco trabalho. Disse que nas cidades onde a Polícia Federal não tem atuação, a Polícia Civil se responsabiliza pelas atribuições de caráter judicial e se reporta diretamente aos Tribunais Regionais Eleitorais.

Até às 13h de hoje as ocorrências mais significativas foram registradas no Distrito Federal, com anotações de nove ocorrências nas regiões administrativas de Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Guará. A maioria delas por boca de urna e transporte irregular de eleitores. O caso mais grave, em avaliação, se refere a um eleitor que queria votar em lugar de outro. O ato pode render prisão de até quatro anos.

De acordo com Lázaro Moreira, foram registradas oito ocorrências de boca de urna e transporte irregular de eleitores em Alagoas. Entre os presos está um dos filhos do ex-presidente Fernando Collor. Ele está na Superintendência da PF, em Maceió, aguardando o resultado da investigação.

Foram anotadas, também, oito bocas de urna em Belém, cinco em Roraima, duas no Maranhão e duas no Rio de Janeiro. No Ceará, houve três prisões por compra de votos e duas por transporte ilegal de eleitores, além do cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade de Icó, onde a polícia apreendeu R$ 11,8 mil destinados a compra de votos.

No Rio de Janeiro também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de R$ 42 mil junto com uma relação de títulos eleitorais, que receberiam pagamento posterior, o que caracteriza compra de votos, segundo o delegado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado