Menu
Política & Poder

Petistas se irritam com Ciro e o acusam de servir de cabo eleitoral de Bolsonaro

Durante o debate, Ciro atacou o petista, a quem chamou de encantador de serpentes

FolhaPress

29/08/2022 6h12

Foto: Agência Brasil

Lucas Marchesini e Julia Chaib
Brasília, DF

A estratégia de Ciro Gomes (PDT) no debate deste domingo (28) irritou petistas, que o acusaram de servir de linha auxiliar de Jair Bolsonaro (PL).

Há meses, Ciro vem equiparando Lula (PT) e Bolsonaro em suas críticas, apesar de no passado ter sido aliado dos petistas.

“Ciro mostrou que é a quinta coluna do bolsonarismo. Mostrou desequilíbrio, prepotência, deselegância, e prestou serviço de forma constrangedora ao Bolsonaro”, disse o advogado Marco Aurélio de Carvalho, aliado de Lula.

A avaliação é compartilhada, reservadamente, na campanha bolsonarista.

O debate deste domingo, o primeiro da atual campanha presidencial, foi organizado em pool pela Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, aprovou o tom do candidato do seu partido no debate. ” [Ciro Gomes] encontrou o tom foi objetivo, não perdeu um segundo nem ultrapassou o tempo, foi didático e apresentou projeto”, avaliou. Ele diz não concordar com a avaliação de que Ciro estaria ajudando Bolsonaro, indiretamente.

O pedetista está em um distante terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto e busca uma forma de furar a polarização eleitoral entre Lula e Bolsonaro.

O distanciamento entre Ciro e o PT começou por volta de 2018, quando Ciro foi candidato a presidente pelo PDT e não apoiou Fernando Haddad (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro.

Na época, Ciro viajou para Paris depois de ficar em terceiro lugar no primeiro turno e voltou ao Brasil para votar no segundo turno.

O episódio foi lembrado por Lula durante o debate ao responder críticas do candidato do PDT. “Eu não saí do Brasil para não votar no Haddad”, disse Lula. Nesse momento, Ciro respondeu fora do microfone, lembrando que o ex-presidente estava preso na ocasião.

Antes da cisão entre Ciro e Lula, ambos trabalharam juntos quando o pedetista foi ministro da Integração Nacional do petista entre 2003 e 2006.

A ligação continuou e no início do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff o irmão de Ciro, o senador Cid Gomes, foi ministro da Educação por cinco meses.

Apesar das diferenças, Lula deixou a porta aberta para negociar com o PDT em caso de vitória nas eleições deste ano durante o debate ao dizer que gostaria de contar com o apoio da sigla em sua gestão. Em resposta, Ciro chamou o petista de “encantador de serpentes”.

Nos bastidores, o PDT se mostra inclinado a apoiar o petista em um possível segundo turno contra Bolsonaro. Isso não inclui Ciro, que já disse repetidas vezes que não fará campanha para nenhum dos dois no segundo turno.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado