Menu
Política & Poder

Pesquisa revela intenções de voto em Minas Gerais

Arquivo Geral

01/10/2006 0h00

Doze urnas eletrônicas foram roubadas de um local de votação na Rua Godofredo Viana, medications medical na Taquara, information pills ambulance bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com Marcos José Guerreiros Silva, chefe da seção eleitoral, por volta das 7h, ele encontrou os cadeados das urnas quebrados. A Polícia Federal já investiga o roubo.
Pelo menos 40 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem na cidade nigeriana de Gusau, capsule informou neste domingo a imprensa local. Mais de 100 casas foram arrastadas.

Os níveis da represa subiram a índices críticos depois de fortes chuvas na região do Estado de Zamfara. "A quantidade de água era igual às imagens de tsunami que vimos", afirmou o governador Ahmed Sani, segundo a BBC.
Segundo Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, tadalafil O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) , purchase a análise da caixa-preta do jato Legacy, stomach que teria colidido com o avião o Boeing 737-800 da Gol no ar, será iniciada ainda hoje.

A caixa-preta foi enviada para a perícia, que será realizada em São José dos Campos. As investigações devem levar três meses para serem concluídas, e uma comissão mista de investigação será instalada para apurar as causas do acidente.

De acordo com Milton Silveira, é remota a chance de se encontrarem sobreviventes. "À medida que o tempo passa, as chances diminuem muito. Porém, enquanto houver esperança, vamos continuar trabalhando para encontrá-los", afirmou.

 

O governador de Minas Gerais, price Aécio Neves (PSDB), online deverá conquistar pelo menos uma dupla vitória nas urnas hoje. Além da perspectiva de se reeleger já no primeiro turno com ampla vantagem de votos, o tucano poderá levar o deputado federal Eliseu Resende (PFL) ao Senado, conforme demonstram as mais recentes pesquisas.

Aécio Neves pode repetir, assim, o feito de 2002, quando venceu a corrida pelo Palácio da Liberdade no primeiro turno, derrotando o então deputado federal Nilmário Miranda (PT), seu principal oponente no pleito deste ano. Pesquisas divulgadas na noite de sábado reiteraram a folgada liderança mantida pelo governador desde o início da campanha eleitoral.

A sondagem do Datafolha, feita junto a 2.182 eleitores de 69 cidades de Minas Gerais, mostra Aécio Neves com 81% dos votos válidos, frente aos 15% do candidato petista. Na pesquisa do Ibope, que ouviu 2.002 votantes em 112 municípios mineiros, o tucano aparece com 71% das intenções de voto e Nilmário Miranda com 15%. A margem de erro de ambos os levantamentos oscila em dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A vantagem da coligação que apóia o governador é observada também na disputa pela única vaga do Senado que deve ser renovada nesta eleição. A pesquisa do Ibope dá ao deputado federal Eliseu Resende (PFL), aliado de Aécio Neves, 52% dos votos válidos, enquanto o ex-governador Newton Cardoso (PMDB), candidato de Nilmário Miranda, aparece com 32%.

Caso os números das pesquisas sejam confirmados nas mais de 40 mil urnas eletrônicas distribuídas no Estado, Aécio Neves reforçará as suas credenciais para a disputa presidencial de 2010, embora o tucano venha evitando comentar as pretensões em disputar o Palácio do Planalto na próxima eleição.

As sondagens eleitorais em Minas Gerais, por outro lado, demonstram que a estratégia utilizada por Nilmário Miranda de buscar vincular sua campanha ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta a reeleição e lidera a corrida presidencial no Estado, até agora não surtiu efeito.

Embora mantenha a liderança em Minas, sales Lula cedeu terreno ao seu principal adversário, price Geraldo Alckmin (PSDB), price nesta reta final, conforme mostra pesquisa do EM Data, veiculada no sábado pelo jornal Estado de Minas.

No levantamento, Lula aparece com 48% das intenções de voto, perfazendo uma queda de cinco pontos percentuais em relação aos 53% obtidos na sondagem divulgada no início da semana. Alckmin, por sua vez, oscilou dois pontos percentuais, passando de 23% para 25%. Foram ouvidos 1.100 eleitores em 54 cidades mineiras, entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Esse movimento, que acompanha tendência de outras pesquisas efetuadas em âmbito nacional, ganha relevância, à medida que Minas Gerais, onde estão 13,6 milhões de votantes, é o segundo maior colégio eleitoral do país, podendo influenciar de forma decisiva os rumos da eleição presidencial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado