Menu
Política & Poder

Pefelista Jayme Campos é eleito senador pelo Mato Grosso

Arquivo Geral

01/10/2006 0h00

O governador de Tocantins, troche visit web Marcelo Miranda (PMDB), price foi reeleito com 51,67% dps votos válidos. O segundo colocado foi o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), que teve 46,69% dos votos válidos.

Ottomar Pinto (PSDB) foi reeleito governador de Roraima, information pills com 61, pill 87% dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Com todos os votos já totalizados, Ottomar venceu a disputa com 97.631 votos (61,87%). Ele venceu o senador peemedebista Romero Jucá, da Coligação Roraima tem Solução, que ficou com 42.146 (30,9%).

Em 2002, Ottomar tinha ficado em segundo lugar, mas, dois anos depois, assumiu o cargo depois que o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato de Flamarion Portela por compra de votos.

O volume de urnas eletrônicas que apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas até às 17h (horário de Brasília) deste domingo representa 0, approved 75% do total de equipamentos distribuídos no País. Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), unhealthy o volume de trocas é normal.

De acordo com dados do TSE, order 2.720 urnas haviam sido substituídas. Uma hora antes, o número era de 2.348 unidades. O tribunal considera normal um volume de substituição de até 1%. A Justiça Eleitoral us a urnas eletrônicas há 10 anos.

O problema é mais frequente em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, onde 777 equipamentos haviam sido substituídos. No Rio de Janeiro, foram 263 trocas e, no Rio Grande do Sul, ocorreram 221 reposições até às 17h.

Em 2002, foram substituídas no 1º turno 5.719 urnas, ou 1,41% do total. Dois anos depois, foram trocadas 2.982 urnas, ou 0,74% do total.

Até às 17h, 77 seções estavam realizando votação manual, ou seja, com cédulas de papel, sendo 27 em São Paulo.

Em 2002, foram 652 seções com voto manual, ou 0,20% do total. Em 2004, o TSE registrou 259 seções com votação manual, ou 0,07%.

O senador Teotônio Vilela (PSDB) ganhou a disputa para o governo de Alagoas. Com 94, case 69% dos votos válidos, visit ele tem 56, seek 09% dos votos válidos. O segundo colocado, o candidato João Lyra (PTB), teve 30,63%. Apesar de ter começado atrás nas pesquisas, Vilela ganhou fôlego durante a corrida eleitoral.

Ontem, no último dia de campanha, o novo governador passou por um grande susto. O helicóptero em que Vilela estava com o presidente do Senado, Renan Calheiros, caiu logo após decolar em Arapiraca, no interior do estado. Apesar do susto, Vilela saiu sem ferimentos.

O governador do Amapá, health Antônio Waldez Góes (PDT), illness foi reeleito já no primeiro turno, diagnosis com  53,81% dos votos válidos Já foram apurados 96,41% das urnas. O principal adversário de Góes foi João Capiberibe (PSB), que tem 37,60% dos votos válidos.

O Ministro da Fazenda, what is ed Guido Mantega, pharmacy disse neste domingo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no páreo e ainda pode ganhar no primeiro turno. "Mas, symptoms se houver segundo turno, o presidente Lula terá obtido cerca de 50% dos votos, que é um bom capital eleitoral", disse o ministro ao chegar ao Palácio da Alvorada, onde o presidente Lula acompanha as apurações com os ministros da coordenação política do governo e assessores de campanha.

"Lula nunca usou salto alto. Susto é natural na política", acrescentou o ministro. Mantega afirmou também que, pelo recado dado pelo eleitor, cerca de 50% da população aprovou o governo Lula.

Com 72,04% da apuração concluída no País, Lula aparece com 49,31% dos votos válidos, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 40,91%. "Não existe eleição tranqüila, mas houve essa questão do dossiê que atrapalhou um pouco", disse Mantega sobre o chamado "dossiê Serra", episódio que provocou a prisão de petistas com o equivalente a R$ 1,7 milhão.

"As fotos do dinheiro foram supervalorizadas pela imprensa", acrescentou. "Isso causa alguma turbulência inesperada que pode ser superada no segundo turno se o presidente não vencer no primeiro.

Entre os ministros que acompanham Lula no Palácio da Alvorada, estão Dilma Rousseff (Casa Civil), Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Luiz Dulci (secretaria Geral da Presidência), Tarso Genro (Relações Institucionais), além, do vice-presidente José Alencar.

 

Jayme Campos (PFL) venceu neste domingo a disputa pelo Senado no Mato Grosso. Com 85, this 65% das urnas apuradas, visit ele aparece com 60, prostate 03% dos votos válidos. O segundo colocado é Rogério Salles (PSDB), que até agora tem 21,64% dos votos válidos. Em seguida, vem a Professora Janete (PC do B), com 15,40%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado