Menu
Política & Poder

Operação Amazônia Viva apreende toras de madeira, motosserras e tratores

Também foram destruídos 24 acampamentos usados para a exploração ilegal da floresta

Redação Jornal de Brasília

24/05/2021 13h09

Foto: Semas/Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) finalizou, no último sábado (22), a operação Amazônia Viva. A ação, que visa combater o desmatamento no Pará, reduziu em 62% este tipo de crime se comparado com o mesmo período do ano passado (3 a 22 de maio).

Durante a operação, foram apreendidos 20 metros cúbicos de madeira serrada e de 252 m³ de madeira em tora de espécies variadas, 25 motosserras, três tratores e uma serraria portátil. Também foram destruídos 24 acampamentos usados para a exploração ilegal da floresta.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, explica que esta etapa da operação concentrou-se nos municípios de Altamira, São Félix do Xingu e Novo Progresso. “A 11ª da operação trouxe como principal diferencial um total de 42.903,64 mil hectares de área validada (constatada) de desmatamento, checado in loco, quando confrontado com imagens de satélite”, contabiliza o secretário.

As Operações Amazônia Viva, que teve início em junho de 2020, fazem parte do eixo Comando e Controle, da macroestratégia do governo do Pará de combate ao desmatamento – Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). Os outros três pilares do Plano são os programas Territórios Sustentáveis e o Regulariza Pará, aliados ao Fundo Amazônia Oriental (FAO).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado