Menu
Política & Poder

MP pede acesso a imagens de PMs que atuaram em operação na Baixada Santista

Três promotores de Justiça da Baixada Santista foram designados para analisar as ações da Polícia Militar ao lado do GAESP

Redação Jornal de Brasília

02/08/2023 16h41

Foto: Reprodução

São Paulo, SP (Folhapress)

O MPSP pediu acesso às imagens de câmeras corporais dos policiais envolvidos na Operação Escudo, iniciada após o assassinato de um soldado da Rota. O número de mortos na ação chegou a 16.

Três promotores de Justiça da Baixada Santista foram designados para analisar as ações da Polícia Militar ao lado do GAESP (Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública). A decisão do procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, é de segunda-feira (31).

De acordo com o PGJ,” o trabalho conjunto dos promotores levará a investigação a bom termo, esclarecendo se as forças de segurança cometeram delitos na resposta à morte do policial”. Segundo Sarrubbo, a morte do PM também deverá ser investigada, e o autor responsabilizado no devido processo legal.

O governo do Estado de São Paulo atualizou o número de mortos na manhã desta quarta-feira (2). O total tem passado por revisão desde sexta-feira (28), pois governo e Corregedoria da PM divergiram quanto ao número inicial de óbitos.

“Todas as ocorrências com morte durante a operação resultaram da ação dos criminosos que optam pelo confronto, colocando em risco tanto vítimas quanto os participantes da ação”, diz a nota da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

OPERAÇÃO ESCUDO

A Operação Escudo, deflagrada após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, há 5 dias, resultou em 58 pessoas presas, 400 quilos de drogas encontrados e 18 armas apreendidas. Os dados são da SSP.

Do total de detidos, 38 foram prisões em flagrante e outras 20 eram de procurados da Justiça. Também houve a apreensão de quatro adolescentes por infração análoga a tráfico de drogas.

Nos cinco dias a polícia vistoriou 2.125 automóveis, sendo 123 foram removidos; e 916 motocicletas, das quais 78 recolhidas.

SSP CITA REAÇÃO DOS CRIMINOSOS; MORADORES FALAM EM EXCESSO

Segundo afirma a SSP-SP, em nota, a presença policial “tem resultado em intensa reação por parte dos criminosos na região, já que o reforço no policiamento impacta diretamente no tráfico de drogas”.
Já os moradores da comunidade denunciam uma reação “exagerada” por parte da polícia.

Nesta terça-feira (1) dois policiais foram baleados por criminosos em Santos. Uma policial foi atingida nas costas no bairro do Campo Grande enquanto fazia patrulhamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado