Menu
Política & Poder

Ministro Augusto Nardes destaca a importância da governança

O ministro começou a palestra no evento traçando metas para mostrar como tornar o Estado mais eficiente

Redação Jornal de Brasília

12/08/2021 19h01

Foto: Divulgação

Em evento nesta quinta-feira (12), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, defendeu a rigidez do mecanismo de governança como algo necessário para a retomada do crescimento econômico brasileiro. Nardes ainda enfatizou a necessidade de um plano sólido para que os planos nacionais já em andamento não sejam descartados a cada novo governo.

O ministro começou a palestra no evento traçando metas para mostrar como tornar o Estado mais eficiente. “Vemos que os empresários são os que sofrem mais e que chegam até a ir à falência, ao contrário do Estado. Eu fui buscar o exemplo dos empresários na governança corporativa para implantar a governança pública no TCU”, explicou. Segundo Nardes, a mudança começou com a prevenção para que o papel do tribunal não fosse apenas punir, mas também criar facilidades para o empreendedorismo e geração de emprego no País.

Alguns estados brasileiros já implementaram os princípios da governança e, com isso, o País enfrenta hoje uma disparidade entre os projetos e as execuções, o que acaba acarretando desvios de verba pública. Segundo levantamentos do TCU, o Brasil tem cerca de 14 mil obras públicas paradas, com um valor de investimento de R$ 155 bilhões, que foram praticamente desperdiçados.

De acordo com o ministro, o País precisa implementar a governança em todos os seus municípios, pois somente desta maneira terá o crescimento que necessita. A Rede Governança Brasil produziu uma cartilha para os prefeitos entenderem a importância e, juntamente, com os governadores e o governo federal, pretende definir um plano para que o Brasil siga um fluxo geral, mesmo com novos governantes a cada eleição.

“Um dos principais pontos do nosso trabalho é que tenhamos projetos de médios e longos prazos para os pilares da Segurança, Educação, Saúde e Infraestrutura. Agora estamos fazendo mentoria com os prefeitos, para que no início de seus mandatos haja prioridades estabelecidas”, disse. O ministro ainda acrescentou que, sem governança, não há produtividade e nem como entregar resultados para a sociedade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado