Menu
Política & Poder

Ministério distribui cerca de 500 mil doses da Pfizer nesta segunda (3)

Pasta promete dividir as doses aos estados e ao DF de forma proporcional e igualitária

Willian Matos

03/05/2021 11h27

O Ministério da Saúde começa nesta segunda-feira (3) a distribuir as doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. O país recebeu, na última quinta (29), 1 milhão de doses, oriundas do acordo entre o Brasil e o consórcio Covax Facility.

De 1 milhão de doses, 499,5 mil serão distribuídas nesta segunda (3). Neste primeiro momento, apenas as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal vão receber. Isso porque a vacina da Pfizer requer atenção maior quanto à temperatura para armazenamento.

O Ministério assegura que a distribuição será de forma “proporcional e igualitária”. A pasta pede também que as vacinas sejam aplicadas em pessoas que esperam pela primeira dose da imunização, como pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

No Distrito Federal, por exemplo, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos já podem agendar a vacinação devido à chegada de 5.616 doses da Pfizer, prevista para hoje à noite. Quem tem 60 anos ou mais também já pode se vacinar, mas sem necessidade de agendamento.

Veja como será a distribuição:

Expectativa

Durante evento da Fiesp nesta segunda (3), o ministro Marcelo Queiroga fez panoramas sobre a vacinação no Brasil já contando com as vacinas da Pfizer. O país espera receber, ao todo, 200 milhões de doses do imunizante.

O ministro prometeu que “o Brasil terá à disposição da sua sociedade 200 milhões de doses da vacina Pfizer” e disse que “isso equivale a imunizar cerca da metade da sua população ainda esse ano”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado