Menu
Política & Poder

Lula participa de passeata com Dilma e Mercadante em São Paulo

Arquivo Geral

02/10/2010 14h35

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou hoje a seu berço político para liderar uma caravana com seus candidatos, em um último esforço para assegurar a vitória nas eleições de amanhã.

Lula, Dilma Rousseff, e o aspirante ao Governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, percorreram as ruas de São Bernardo do Campo a bordo de uma caminhonete, seguida por milhares de pessoas que levavam bandeiras dos candidatos.

O presidente, que vestia roupa esportiva, agitava uma bandeira do Brasil e cumprimentava os que apareciam nas janelas das casas para expressar apoio aos candidatos do PT.

A caravana partiu da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde Lula iniciou, nos anos 1970, uma carreira sindical que o levou a se transformar, no início da década de 1980, em líder dos grevistas metalúrgicos, que paralisaram várias vezes o país durante o regime militar (1964-1985).

O presidente, que tem sua residência particular na cidade, aproveitou essa popularidade para tentar dar um impulso final a seus companheiros de partido.

Dilma é franca favorita para ganhar as eleições presidenciais deste domingo, mas as pesquisas indicam que seu saldo eleitoral está no limite e não é possível afirmar se obterá nas urnas a maioria suficiente para não precisar disputar um segundo turno.

A última pesquisa do Datafolha, realizada esta semana, atribuía a Dilma 52% dos votos válidos – excluídos os brancos e nulos -, mas, com a margem de erro de dois pontos percentuais, uma vitória no primeiro turno não está garantida.

Mercadante está em segundo nas enquetes para o Governo de São Paulo e Lula quer levar a definição para o segundo turno, em 31 de outubro, com o favorito, Geraldo Alckmin, do PSDB, que lidera todas as pesquisas.

As enquetes indicam que Alckmin ganhará as eleições com 57% dos votos válidos, enquanto Mercadante obteria 36%.

Lula votará, amanhã, em São Bernardo e depois viajará para Brasília, onde esperará os resultados das eleições, provavelmente na companhia de Dilma, que votará em Porto Alegre, de onde também se deslocará para a capital federal.

Os principais candidatos presidenciais da oposição também queimaram hoje seus últimos cartuchos para tentar forçar um segundo turno.

José Serra, aspirante do PSDB e segundo nas enquetes, com 31% dos votos válidos, participou, em São Paulo, de uma passeata com pessoas com deficiências que percorreu a Avenida Paulista.

Já Marina Silva, do PV, a quem as pesquisas dão 15% dos votos válidos, percorreu vários bairros da zona norte e do centro do Rio de Janeiro em um carro aberto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado