O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta terça-feira (23), em São Paulo, a nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, em agenda marcada para as 14h, na Base Aérea de Guarulhos. Lula estará acompanhado do ministro da Justiça, Wellington César.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e inaugura uma nova etapa no enfrentamento ao roubo, furto e à receptação de celulares no Brasil. O programa será instituído por decreto presidencial.
Segundo o texto, a principal ferramenta da nova fase será o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma base nacional que reúne informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país. A medida, de acordo com a divulgação, busca atuar diretamente sobre a cadeia econômica que sustenta esse tipo de crime.
O serviço informa ainda que a cobertura será restrita à imprensa de imagem, com câmeras profissionais. As credenciais aprovadas deverão ser retiradas no local do evento, entre 12h30 e 13h30.