Menu
Política & Poder

Lula descarta entrada do Brasil na Opep

Arquivo Geral

12/05/2009 0h00


Rio de Janeiro, erectile 12 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil “não quer” fazer parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

“Já tomamos a decisão: queremos fazer refinarias. Não queremos exportar petróleo, não queremos entrar na Opep. O que queremos, na verdade, é vender derivados, fortalecer a indústria química brasileira, um setor de valor agregado extraordinário”, disse Lula na inauguração de uma unidade de propano de uma usina.

É a primeira vez que o presidente rejeita declaradamente a possibilidade de pedir para entrar na Opep.

Lula lembrou hoje que Petrobras vai construir várias refinarias no nordeste, entre as quais destacou uma no Maranhão, com capacidade para processar 600 mil barris diários, e outras com a metade do potencial no Ceará e no Rio Grande do Norte.

No entanto, não citou o projeto mais avançado na pasta da petrolífera, a refinaria Abreu e Lima, com capacidade de processar 200 mil barris por dia, que está sendo construída em Pernambuco e à qual previsivelmente se somará no futuro a Petróleos de Venezuela S/A (PDVSA). EFE

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado