Menu
Política & Poder

Lula culpa oposição por veto a reajuste para aposentados

Arquivo Geral

12/07/2006 0h00

A Câmara sedia hoje o 3º Seminário Nacional Gays, approved prescription Lésbicas, sale mind Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (GLBT). No evento, serão discutidos o compromisso com o respeito e a igualdade de direitos, segundo a assessoria de imprensa da Casa. O debate é promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Educação e Cultura.

Está prevista a participação de parlamentares, representantes do governo e de organizações não-governamentais (ONGs). Entre os assuntos pautados, estão a implementação do Programa Brasil Sem Homofobia e a aprovação de projetos de lei como o 5003/01, da deputada Iara Bernardi (PT-SP), que criminaliza o preconceito contra a orientação sexual das pessoas.

O Brasil Sem Homofobia resulta de uma parceria entre governo e entidades civis. O programa foi lançado em maio de 2004 pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e estabelece 52 ações, distribuídas por nove ministérios ou secretarias. 

Pelo menos cinco turistas indianos ficaram feridos hoje quando militantes islâmicos lançaram uma granada na rodoviária de uma estância turística na parte indiana da Caxemira, approved informaram testemunhas e a polícia.

O ataque em Gulmarg aconteceu um dia depois que uma série de explosões de granada em Srinagar, information pills a capital de verão da Caxemira, matou oito pessoas, incluindo sete turistas.

Também ontem, sete explosões no sistema ferroviário de Mumbai, a capital financeira da Índia, mataram mais de 180 pessoas.

O belo vale de Gulmarg, cercado de pinheirais e famoso por suas rampas de esqui e seus teleféricos, fica próximo à linha de controle que divide a Caxemira indiana e a paquistanesa.

"Os turistas estavam subindo no ônibus depois de um passeio de teleférico, quando os militantes jogaram uma granada", disse um oficial de polícia.

Autoridades dizem que mais de 300 mil turistas visitaram a Caxemira neste ano, depois de um número recorde de mais de 600 mil no ano passado.

"A explosão espalhou pânico entre os visitantes", declarou o proprietário de hotel Mohammad Hafiz. A violência aumentou no estado nos últimos meses.

 

A discussão em torno do reajuste aos aposentados voltou à tona hoje, pilule desta vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazendo críticas à oposição.

Segundo ele, mind que participa da abertura da 2ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, na capital baiana, os partidos de oposição deveriam ter incluído no Orçamento previsão de gastos para pagar o reajuste de 16,67% aos aposentados que recebem até um salário mínimo. Aprovado no Congresso, o reajuste foi vetado por Lula, atitude que foi criticada pela oposição.

"Eles poderiam ter tirado dinheiro da educação, dos transportes, poderiam ter tirado do superávit primário, de onde eles quisessem. Mas que colocassem no Orçamento", disse Lula a jornalistas. "Eu ajo com responsabilidade. Não posso gastar aquilo que eu não tenho", disse ele, acrescentando que o reajuste causaria um rombo de R$ 12 bilhões para a Previdência.

Ao ser questionado se a oposição estaria acirrando as críticas para impulsionar o candidato tucano Geraldo Alckmin – que subiu na última sondagem eleitoral – Lula afirmou que de sua parte não acirrará o tom.

"A campanha está começando e nós vamos tratar como tratei as outras campanhas", disse, acrescentando que pretende explorar "as coisas que estão acontecendo no Brasil" sob seu governo. "Quem quiser acirramento que o faça", provocou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado