O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje à região do Chapare, no centro da Bolívia, onde se reunirá com seu colega boliviano, Evo Morales, assinará um contrato para o financiamento de uma estrada e repassará a agenda bilateral.
Lula chegou ao aeroporto da localidade de Chimoré por volta das 11h45 de Brasília, a bordo de um avião da FAB.
Acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, o chefe de Estado brasileiro foi recebido com honras militares por Morales e pelo vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera.
Lula e o presidente da Bolívia vão se reunir num restaurante próximo ao aeroporto para falar das relações energéticas, da venda do gás boliviano ao Brasil, das dívidas da Petrobras com a Bolívia e da luta contra o narcotráfico, entre outros temas.
Os dois também analisarão um convênio de cooperação científica e tecnológica para o uso das maiores reservas de lítio do mundo, que ficam no oeste boliviano.
A agenda do encontro inclui ainda uma visita ao estádio da localidade de Villa Tunari, onde ambos assinarão um contrato para que o Brasil financie US$ 332 milhões que serão usados na construção de uma estrada no centro do país.
Antes de chegarem ao Chapare, Lula e sua comitiva fizeram uma escala no terminal aéreo da cidade de Cochabamba. Na localidade, o presidente foi recebido pelo prefeito Gonzalo Terceros e pelos ministros das Relações Exteriores, David Choquehuaca, e da Justiça, Celima Torrico.