Menu
Política & Poder

Lesa Pátria: PF apreende dinheiro e armas com empresários

Nesta fase, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão de CACs, empresários e fazendeiros

Redação Jornal de Brasília

11/05/2023 11h35

Foto: PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (11), a 11ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga e busca identificar financiadores e participantes dos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Nesta fase, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão de Colecionadores de armas, atiradores ou caçadores esportivos (CACs), empresários e fazendeiros nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Na casa do empresário Geraldo Cesar Killer, em Bauru (SP) foram encontrados maços de dinheiro vivo. Já na casa do empresário Adoilton Fernandes Coronel, em Maracaju (MS), a PF encontrou um arsenal de armas.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foram bloqueados bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para, em caso de condenação, cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

Os crimes investigados são abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Na data, um grupo de contrários ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiram e destruíram as sedes do STF e do Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado